Uma das maiores dificuldades encontradas por empreendedores é encontrar as pessoas certas para formar sua equipe e levar sua empresa ao crescimento. Enquanto muitos acreditam que o ideal é contratar funcionários e prestadores de serviço que tenham o mesmo perfil que o empreendedor, nem sempre esta estratégia pode trazer os melhores resultados para o seu negócio.
Antes de tudo, é necessário estabelecer um conceito: os negócios de hoje são feitos de GENTE. Ponto. Gente dos dois lados: clientes e colaboradores. Este conceito deve ser absorvido em todas as suas nuances e implicações no ambiente do negócio. Para fazer de sua empresa um negócio sustentável, é preciso haver a conjunção de trabalho e pessoas, times coesos resolvendo problemas. Entretanto, se o negócio é formado por pessoas, que tipo de pessoas devo contratar para trabalhar na minha empresa? Ou, formulando melhor: que COMPETÊNCIAS devem ter as pessoas que trabalham comigo?
Como não deve ser difícil de imaginar, escolher as competências e pessoas certas para o time que vai criar ou desenvolver um negócio não é trivial, muitos pesquisadores e estudiosos afirmam que esta é a parte mais crítica de todo o negócio. E naturalmente surge a primeira tentação: contratar pessoas que sejam parecidas com você, afinal, lidar com ideias e opiniões divergentes pode ser uma dor de cabeça. Este pensamento não está errado, um time com todo mundo alinhado a partir da mesma formação acadêmica, com as mesmas expectativas, conhecimentos e ideias é muito mais fácil de ser gerenciado, mesmo que faça tudo errado.
E é exatamente este o ponto crítico da escolha. Se você quer inovar e crescer em ritmo acima do seu mercado, você precisa de diversidade de competências. E quais seriam essas competências?
Primeiro, há as pessoas que entendem primordialmente de gente, do comportamento de outras pessoas; segundo, há as pessoas de negócios, que sabem como funcionam as organizações, métodos e processos; e por último, os especialistas em tecnologia conhecem as melhores ferramentas e meios para atingir resultados. Todos os projetos de sucesso possuem uma ou várias equipes com pessoas especialistas em um das áreas mencionadas: gente, negócios e tecnologia. E a equipe, o conjunto, possui as três competências bem desenvolvidas.
Mas não se engane: as diferenças culturais, de formação, processos e métodos, de visão de mundo, se não forem apropriadamente administradas, vão resultar em conflitos, suspeitas e desentendimentos que podem pôr o negócio a perder. O grande aprendizado de um negócio é equilibrar estas diferenças a partir de objetivos compartilhados por todos, praticamente o tempo todo.
Pense nessa ideia.
FONTE: ideiademarketing
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