quinta-feira, dezembro 19

Roda elétrica para aviões diminui poluição e preços das passagens






Uma empresa de tecnologia de Gibraltar desenvolveu um sistema de rodas elétricas para aeronaves, a fim de diminuir as emissões de carbono durante os voos e ainda proporcionar ganhos às companhias aéreas. Chamado de Wheeltug, o potente sistema economiza cerca de 700 dólares em combustíveis a cada voo – e que, num futuro próximo, pode colaborar com a redução do preço das passagens.



Pouca gente sabe, mas é nos aeroportos que os aviões mais gastam combustível, durante o taxiamento (enquanto se preparam para decolar e após o pouso). Produzindo uma força suficiente para carregar mais de 600 toneladas, as rodas elétricas especiais cumprem a mesma função das convencionais, sem depender da queima de combustíveis enquanto permanecem no solo.


Por enquanto, apenas a companhia aérea israelense El-Al Airlines utiliza o sistema, e já se espera uma economia milionária ao final do primeiro ano de uso. Assim, quanto maior a utilização das rodas elétricas, mais baixos tendem a se tornar os preços das passagens, de acordo com as expectativas do site Techyzmundo.


A expectativa é que, muito em breve, o sistema deva se popularizar mais, ganhando adesão de mais companhias aéreas pelo mundo.  Também é preciso considerar que, um acordo firmado por diversos países, determina que, até 2050, as emissões de poluentes na aviação sejam diminuídas a valer - o que pode alavancar a venda das rodas livres de combustíveis.

FONTE: CicloVivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário