segunda-feira, dezembro 16

Avaliação da Capes confirma excelência internacional de programas de Pós-Graduação da UFSC

Dos 56 programas de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa catarina (UFSC) avaliados pela Capes, 17 alcançaram as notas 6 e 7, as mais altas concedidas pela agência, referendando os cursos como de excelência internacional.  Na última avaliação trienal, cujos resultados foram divulgados no dia 10 de dezembro, a Universidade mais que dobrou o número de programas com nota 6 – eram 7, em 2010, e agora são 15, o que equivale a 26,78% dos programas da instituição.

“Estamos seguindo uma trajetória de êxito que vem sendo construída há alguns anos. Não podemos esquecer que há um lastro anterior que possibilitou estas notas”, destaca a pró-reitora de Pós-Graduação da UFSC, Joana Maria Pedro. Ela atribui os excelentes resultados ao trabalho em conjunto, envolvendo a gestão, coordenadores, docentes, técnicos e discentes. “Sem esta parceria, esta integração, o sucesso não seria possível”, diz. A professora destaca, ainda, a atuação decisiva da Câmara de Pós-Graduação nos principais processos envolvendo os programas.
A partir dos dados de 2013, podem ser considerados de excelência – PROEX – os programas de pós-graduação de diversas áreas de conhecimento (veja tabela abaixo). “Para alcançar patamares cada vez mais elevados de desenvolvimento e de difusão do conhecimento científico, há necessidade de atender às recomendações e especificidades dos documentos das respectivas áreas de avaliação da Capes”, esclarece Juarez Nascimento, pró-reitor adjunto de Pós-Graduação.

Os Cursos de Excelência da UFSC

Farmacologia; Química; Engenharia Mecânica; Recursos Genéticos Vegetais; Direito; Enfermagem; Engenharia Química; Engenharia Elétrica; Linguística; Ciências e Engenharia de Materiais; Ciências dos Alimentos; Engenharia dos Alimentos; Engenharia Civil; Educação Científica e Tecnológica; Filosofia; Interdisciplinar em Ciências Humanas e Aquicultura.

De acordo com a avaliação da Capes, 62,5% dos programas da UFSC obtiveram nota igual ou superior a 5. Outro dado importante é que apenas 3,6% dos cursos de mestrado e doutorado tiveram redução de suas notas em relação à avaliação anterior. “O resultado da avaliação motiva a revisão das ações e auxilia na projeção de um novo triênio de aperfeiçoamento e internacionalização da Pós-Graduação, com um olhar especial àqueles programas que ainda se encontram em fase de consolidação”, explica Nascimento. De todos os cursos, apenas 5,35% têm nota 3.

Aumento de nota

7 PPGs foram de nota 5 para nota 6 (Ciências dos Alimentos; Engenharia dos Alimentos; Engenharia Civil; Educação Científica e Tecnológica; Filosofia; Interdisciplinar em Ciências Humanas; Aquicultura)
7 PPGs foram de nota 4 para nota 5 (Bioquímica; Economia; Educação; Engenharia Ambiental; Engenharia de Produção; Farmácia; Estudos da Tradução)
3 PPGs foram de nota 3 para nota 4 (Design e Expressão Gráfica; Agroecossistemas; Odontologia)

Manutenção de nota 

2 PPGs mantiveram a nota 7 (Farmacologia e Química)
7 PPGs mantiveram nota 6 (Recursos Genéticos Vegetais; Direito; Enfermagem; Engenharia Química; Engenharia Elétrica; Linguística; Ciências e Engenharia de Materiais)
11 PPGs mantiveram nota 5 (Antropologia Social; Física; Biotecnologia e Biociências; Educação Física; Engenharia de Automação e Sistemas; História; Engenharia e Gestão do Conhecimento; Literatura; Psicologia; Saúde Coletiva; Sociologia Política)
14 PPGs mantiveram nota 4 (Administração; Contabilidade; Arquitetura e Urbanismo; Ecologia; Ciência da Computação; Biologia Celular e do Desenvolvimento; Neurociências; Ciência da Informação; Jornalismo; Geografia; Matemática Pura e Aplicada; Ciências Médicas; Nutrição; Serviço Social)
3 PPGs mantiveram nota 3 (Urbanismo, História e Arquitetura; Biologia de Fungos, Algas e Plantas; Relações Internacionais)

Redução de nota

Apenas 2 PPGs reduziram suas notas: PPG em Engenharia Mecânica de nota 7 para nota 6; PPG em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários de nota 5 para nota 4
A avaliação da Capes também contempla os mestrados profissionais. Apesar das limitações financeiras, de espaço físico e de recursos humanos, o desempenho dos nove cursos de Mestrado Profissional foi considerado satisfatório pela PROPG.  Três cursos mantiveram a nota 4 (Farmacologia; Enfermagem; Métodos e Gestão em Avaliação) e seis, a nota 3 (Administração Universitária; Perícias Criminais Ambientais; Agroecossistemas; Engenharia Ambiental; Cuidados Intensivos e Paliativos; Saúde Mental e Atenção Psicossocial).

Mais informações: http://propg.ufsc.br / (48) 3721-9284

Nenhum comentário:

Postar um comentário