sexta-feira, dezembro 13

Dez municípios catarinenses assinam convênios para a construção de Centros de Inovação




centrosdeinov_site


Nesta terça-feira, 10, representantes de dez municípios catarinenses assinaram convênios para a implantação de Centros de Inovação. "São centros de referência em inovação e empreendedorismo, criados para contribuir com a formação de uma nova economia, com desenvolvimento sustentável", declarou o secretário do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), Paulo Bornhausen. O encontro foi realizado no auditório do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Sebrae/SC), em Florianópolis.
Receberão Centros de Inovação os municípios de Florianópolis, Blumenau, Joinville, Chapecó, Joaçaba, Criciúma, Itajaí, São Bento do Sul, Jaraguá do Sul, Tubarão, além de Lages, que não estava presente, pois o convênio e a ordem de serviço para a construção do edifício-sede já foi assinada em julho. Os Centros de Inovação serão construídos em parceria dos Governos municipais, estadual e federal, universidades e sociedade. "Não é um desafio fácil, mas a presença de todos os atores envolvidos é fundamental", salientou Bornhausen.

Entre os objetivos do projeto, destaca-se a consolidação do Sistema Catarinense de Ciência, Tecnologia e Inovação; o fortalecimento da comunicação entre as instituições participantes; a intensificação da pesquisa científica e tecnológica, além da cultura do empreendedorismo em cada região; a geração de novos negócios pautados na vocação de cada município; entre outros.

Cada secretário de Desenvolvimento Regional (SDR), prefeito, reitor e responsável pela entidade interveniente, presente na reunião, recebeu o projeto executivo do Centro de Inovação de seu município, junto com a maquete virtual, termo de referência, plano de trabalho e cronograma das atividades. Há dois modelos de edifícios, sendo que o maior, com 3.800 m2 custará em torno de R$ 7,5 milhões e o menor, com 2.200 m2, custará R$ 5,2 milhões aproximadamente.

"Temos desafios enormes, que vão desde a parte física até os de ordem financeira. É um projeto ousado e sofisticado, à altura das cidades que irão recebê-los", afirmou o titular da SDS. Os recursos serão disponibilizados por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), via Fundo Pró-Emprego, para os municípios, SDRs e Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).


FONTE: sds.sc.gov

Nenhum comentário:

Postar um comentário