sábado, dezembro 14

É sempre possível mudar de carreira



Recentemente, um leitor me escreveu perguntando o que poderia fazer para iniciar uma transição de carreira. Já com alguns anos de vida profissional, ele me confessou que sempre alimentou o sonho de atuar em outro segmento para o qual não tinha formação nem experiência. “Como posso dar o primeiro passo para começar essa transição?”, perguntou.
Essa é uma dúvida comum entre muitos profissionais. É possível voltar atrás e recomeçar uma carreira? Acredito sinceramente que sim. Com o aumento da expectativa e da qualidade de vida da população, é natural pensarmos que podemos estender nossa capacidade produtiva em alguns anos e até mesmo décadas. Por que não imaginarmos a possibilidade de duas ou até mais carreiras durante toda a vida?
Meu conselho aos profissionais que têm essa meta: a melhor forma de fazer uma transição como essa é começar “dentro de casa”, ou seja, na empresa atual. Quer mudar de marketing para finanças? Por que não consultar a possibilidade com seus gestores e os gestores da área que você almeja? Pode ser um ótimo negócio tanto para a empresa, que vai reter e investir em um talento que provavelmente trará resultados em termos de motivação e dedicação, quanto para o profissional, que conseguirá realizar seu objetivo em uma situação menos arriscada.
Para quem não vislumbra essa possibilidade, sempre existem outras saídas: cursos de especialização e MBAs na área desejada, além de trazerem conhecimento, sempre estimulam um bom network entre profissionais do setor. Aliás, a rede de contatos é também uma boa alternativa para ajudar nesse projeto de migração. Quer mudar? Comece a se planejar para isso e use as ferramentas que você tem à mão!

FONTE: exame.abril

Nenhum comentário:

Postar um comentário