terça-feira, dezembro 17

7 itens que você precisa fazer pelo bom cliente

“Não poderás encontrar nenhuma paixão se te conformas com uma vida que é inferior àquela que és capaz de viver”. Nelson Mandela
Você nunca saberá quem são seus melhores clientes até que faça a gestão de clientes na sua empresa!
Da mesma forma que só teremos sucesso pessoal na vida pelas coisas que colocamos o coração, só teremos sucesso com os clientes se nos dedicarmos ao máximo a eles.
Listo abaixo 7 atitudes que devemos ter pelos nossos melhores clientes. Afinal, eles são nosso porto seguro e fazem a empresa sobreviver.
Procure iniciar de alguma forma uma gestão de clientes na empresa e descobrir quem são aqueles que fazem sua empresa crescer e permitem andar rumo a um objetivo maior.
#1 – Retribuir a fidelidade do cliente
Todos clientes são importantes, mas alguns se destacam! Sabe aquele cliente em que você gosta de conversar e se pudesse não cobraria um centavo dele? Então, esse é o cliente bom para o seu negócio, de alguma forma ele ajuda você e não é simplesmente pela receita que gera. Às vezes, alguns clientes estão no topo da lista de receita, mas o custo para mantê-los é altíssimo e a dor de cabeça anda junto a todo momento. Por isso, saiba quem é importante para você e retribua o esforço dele por ter te escolhido e manter essa escolha.
#2 – Aproximar os funcionários do cliente com sua empresa
Só conseguimos manter um cliente bom junto de nós se ele acreditar que faz parte da nossa empresa. Precisamos manter contato com os funcionários do cliente e de preferência sempre mais de uma pessoa, não podemos depender de um funcionário somente. Seja para fechar uma venda ou manter um bom relacionamento, sempre é importante ter vários contatos na empresa.
#3 – Saber tudo e mais um pouco sobre ele… sem perguntar!
Uma das coisas mais incríveis de CRM é descobrir ou buscar informações e depois usá-las em favor do bom relacionamento. Preferencialmente sem o cliente saber. Por que? É muito chato incomodar o cliente com inúmeras perguntas para saber informações que você nem vai usar. Então o jeito é colocar a mão na massa e procurar os dados em algumas fontes ou usar ferramentas que permitam descobrir interesses e informações dos clientes. Não é espionagem igual a do Obama viu! Veja esse exemplo na rakuten.
#4 – Surpreender o cliente
Não preciso dizer muito sobre surpreender, apenas que é algo que deve fazer parte da cultura da empresa. Em gestos simples fazer algo a mais pelo cliente quando ele pensar que você não faria por ele.
#5 – Ajudar o cliente, mesmo que isso não seja obrigação da empresa
Se o cliente é importante, nada mais justo do que ajudá-lo a resolver os problemas dele. Muitas vezes você pode ter alguma solução ou serviço que se encaixa no contexto ou pode indicar alguém para ajudar. Pode ter certeza que quando ele tiver algum problema, vai lembrar de você e como sua ajuda foi importante.
#6 – Fazer parte do negócio do cliente
Diferente de ajudar, a questão de fazer parte do negócio do cliente é algo mais complexo, mas de grande importância. Estar no dia-a-dia dele pode trazes informações importantíssimas e de grande valia estrategicamente. Não corra o risco de ser simplesmente mais um fornecedor e ser trocado de uma hora para outra. Busque formas de estar presente no processo diário dele e crie um vínculo saudável entre as empresas.
#7 – Convidar o cliente para visitar sua empresa e conhecer as pessoas que trabalham com ele
Um grande trunfo de empresas que se relacionam bem com outras empresas é o conhecimento dos clientes pessoalmente.
Já percebeu como é diferente o tratamento de contatos que apenas se falam por telefone do relacionamento e com quem já conversou pessoalmente? Se nunca parou para pensar nisso, tire uns minutos e descubra como pode aproximar os contatos do cliente com seus funcionários. Seja uma reunião presencial, workshop ou web conferência. Você precisa ver e ser visto pela outra pessoa. Quais clientes seus são mais importantes? Financeiramente e estrategicamente?
O que eles fazem por você e o que você faz por eles?

FONTE: ideiademarketing

Nenhum comentário:

Postar um comentário