sexta-feira, dezembro 13

RECRUTAMENTO: Empresas facilitam entrevistas por vídeo

Empresas iniciantes estão tentando convencer companhias maiores a entrevistar candidatos a vagas de emprego pela internet, com o uso de vídeos. Trata-se de algo mais sistematizado do que uma conversa por Skype.

Na plataforma Présumé, os recrutadores podem disponibilizar perguntas e enviar um e-mail aos profissionais pedindo que eles as respondam. Eles respondem as questões em vídeo.
"As empresas gastam muito tempo fazendo entrevistas com candidatos que não têm o perfil básico da vaga. A ideia é que elas eliminem essas pessoas virtualmente", afirma Renato Tavares, 46, cofundador da recrutadora Track Jobs, responsável pelo sistema.

Os assinantes da plataforma, que foi lançada em agosto, pagam cerca de R$ 80 por profissional entrevistado. As entrevistas têm perguntas ilimitadas.

A Atrians, iniciativa dos engenheiros de computação Marcelo Nascimento, 36, Alan Pakes, 35, e Kleber Bacili, 36, está no mercado há um ano e meio e faz o mesmo serviço.

"No começo, a recepção das companhias foi mais cautelosa. Mas, com o tempo, elas começaram a ver uma boa oportunidade", afirma Nascimento.

No sistema, é possível que o interessado na vaga ensaie a entrevista. Depois é que começam as perguntas de fato.

No caso da Atrians, a empresa assina um contrato de no mínimo um ano e realiza um pagamento mensal por determinada quantia de entrevistas. O valor mínimo é de R$ 250 para cada dez sessões de perguntas.

As duas companhias foram fundadas com investimentos próprios dos empresários.
Divulgação
Carlos Nakano e renato Tavares, criadores da présumé
Carlos Nakano e renato Tavares, criadores da présumé


FONTE: folha.uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário