sábado, novembro 16

MARCAS FAMOSAS: a história da Elma Chips



A ELMA CHIPS está a todo o momento surpreendendo seus consumidores com lançamentos que dão água na boca. Afinal, quem nunca assistiu à um bom filme saboreando um delicioso salgadinho Cheetos, uma batata Ruffles ou um crocante e irresistível Doritos, presenças constantes também nas mesas de bares, reuniões de família e até nas lancheiras escolares da criançada pelo Brasil afora. O sucesso da marca pode ser explicado por uma simples razão: depois de aberto um pacote de salgadinho ELMA CHIPS é impossível comer um só. 

A história 
Tudo começou no ano de 1974 quando a Elma conheceu o Chips. A Frito-Lay, divisão de salgadinhos da americana PepsiCo., adquiriu e uniu as empresas American Potato Chips de São Paulo e a Elma Produtos Alimentícios, de Curitiba no Paraná, fundada em 1959 por Eugen e Elfriede Wagner e Victor e Maria Unger, e que produzia artesanalmente um salgadinho muito semelhante ao Stiksy. Dessa saborosa união acabou nascendo a ELMA CHIPS: empresa líder do setor de salgadinhos, com uma linha variada de produtos para diferentes tipos de consumidores e gostos. Não demorou muito para que a marca se tornasse conhecida, muito em função de seus produtos e do seu famoso slogan “É impossível Comer Um só”, que, diga-se de passagem, é a mais pura verdade. O primeiro produto de enorme sucesso da empresa, BACONZITOS(salgadinho de trigo com sabor de bacon), foi introduzido no mercado brasileiro neste mesmo ano.


Pouco depois, em 1976, a empresa trouxe ao Brasil o salgadinho CHEETOS na versão original e oSTIKSY (deliciosos palitinhos de farinha de trigo salpicados com sal, sequinhos e irresistivelmente crocantes); seguido pelo inconfundível CEBOLITOS (1978), salgadinho feito de farinha de milho com um delicioso sabor e tempero da cebola; o ZAMBINOS (1982), salgadinho sabor pizza, que não é mais fabricado; FANDANGOS, na versão original sabor milho (1983), sendo acrescido pouco depois dos sabores Queijo e Presunto; a batata RUFFLES, sua linha de maior sucesso; e DORITOS (salgadinho de milho crocante sabor Queijo Nacho), ambos em 1986; além do Pingo d’Ouro, um salgadinho super crocante e feito de trigo, e uma das marcas mais tradicionais da ELMA CHIPS, também introduzido no mercado em 1986. Ainda neste mesmo ano a empresa introduziu a linha de amendoins, conhecida pelo seu tradicional Ovinho de Amendoim, que conta hoje com 4 tipos diferentes no seu portfólio (Ovinho, Sem Pele, Japonês e Crocante).


Em 1999 a empresa assumiu uma responsabilidade pensando na saúde de seus consumidores: toda a linha de produtos da marca passou a não conter gordura trans. Em 2004, com uma campanha de lançamento de R$ 20 milhões, a maior da história da empresa no país, introduziu a linha ELMA CHIPS SENSAÇÕES™, snacks de batatas finas e sequinhas, com um toque especial de azeite de oliva, criados para agradar o paladar dos adultos. Hoje essa linha é composta pelos sabores Frango Grelhado, Peito de Peru, Cebola & Shoyu e Mediterrâneo (tomate, alho e manjericão). Dois anos depois, introduziu no mercado a ELMA CHIPS STAX, um salgadinho de batata acondicionado em um tubo plástico extremamente prático, permitindo o consumo em casa, na rua ou em qualquer outro lugar. Esse produto foi lançado para concorrer com as famosas batatas Pringles.


Ainda neste mesmo ano a empresa lançou uma linha de salgadinhos direcionados para um público adulto: OPA! O Petisco Autêntico. Sempre com produtos saborosos, sequinhos e crocantes, a linha trazia o pastelzinho Agito nos sabores Filé Aperitivo, Cebola, Queijo, Presunto e Pizza, além da deliciosa linha de amendoim Manix nas versões sem pele, mix, japonês e ovinhos de amendoim. Outro lançamento foi a linha de batata palha ELMA CHIPS Na Mesacomposta por três sabores: Tradicional, Salsinha e Cebola e Toque de Pimenta, prontas para usar, temperada e salgada uniformemente, cortada na espessura certa, deixando as fatias finas e crocantes.


Em 2007, tendo como público alvo as crianças, que também se identificam com o conceito de diversão e de criatividade da marca, a ELMA CHIPS, sempre trazendo deliciosas e irresistíveis novidades, ingressou na categoria de biscoitos doces com a introdução no mercado do FANDOCE(salgadinho assado feito à base de milho e arroz), apresentado em dois deliciosos sabores: Chocolate (crocantes estrelinhas de chocolate) e o surpreendente Churros com Doce de Leite (mini churros crocantes cobertos com açúcar e canela, que vinha com um sachê de doce de leite). Outra novidade foi a linha SENSAÇÕES FIT (introduzida em 2008), um produto com 70% menos gordura saturada e 25% menos sódio, que não apresentava conservantes ou corantes, elaborados pensando no paladar do consumidor adulto com sabores suaves e autênticos (Toque de azeite de Oliva e Sal e Ervas Finas).


A ELMA CHIPS lançou ainda as linhas Sabores da Terra (nos sabores inhame e mandioca, que mantém as características e sabor original das raízes) e Sensações Ao Forno, introduzido em 2009, um snack de batata em fatias fininhas, assadas ao forno, crocantes e sequinhas, e com 25% menos calorias que os produtos similares do mercado, com uma combinação especial de textura, aromas e sabores autênticos. Em 2010, a empresa lançou no mercado mais novidades:NatuChips, uma linha de snacks feito à base de inhame e mandioquinha; e De Montão, uma deliciosa embalagem com três salgadinhos misturados (Ruffles, Doritos e Baconzitos). Mais recentemente, a empresa, atendendo aos inúmeros pedidos, relançou a batata LAY'S no mercado brasileiro em três sabores: Clássico, Sour Cream e Picanha. Além disso, a ELMA CHIPS ingressou em uma nova categoria de produto ao lançar uma linha de pipocas para micro-ondas, nas versões natural, manteiga, bacon e pizza.


A evolução visual 
O tradicional logotipo com a famosa carinha da ELMA CHIPS, já possuiu três versões durante a história da marca. Em 2000 a marca apresentou o logotipo atual, que continha um visual mais moderno e impactante. Recentemente esse logotipo passou por pequenas alterações.


Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Fundação: 1974 
● Fundador: PepsiCo. 
● Sede mundial: São Paulo, Brasil 
● Proprietário da marca: PepsiCo Inc. 
● Capital aberto: Não (subsidiária) 
● Presidente: Eduardo Garófalo 
● Faturamento: R$ 1.3 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Fábricas: 6 
● Presença global: Não (somente presente no Brasil) 
● Funcionários: 5.000 
● Segmento: Alimentação 
● Principais produtos: Salgadinhos 
● Concorrentes diretos: Ebicen, Yokitos, Hikari e Fritex 
● Ícones: Os clássicos salgadinhos CheetosRufflesDoritos e Baconzitos 
● Slogan: É impossível comer um só. 
● Website: www.elmachips.com.br 

A marca no Brasil 
Hoje, a ELMA CHIPS faz parte da divisão FRITOLAY, o maior produtor de snacks do mundo, que pertence ao grupo PepsiCo., quinto maior produtor de alimentos e bebidas do mundo, e vende mais de 600 mil pacotes de salgadinhos por dia, contando com participação de mercado superior a 54%. Com a produção centralizada nas unidades de Itu (SP), Sorocaba (SP), Tietê (SP), Sete Lagoas (MG), Porto de Suape (PE) e Curitiba (PR), a empresa conta com uma equipe de mais de cinco mil funcionários diretos e distribuiu seus produtos para mais de 250 mil pontos-de-venda, com ampla presença em supermercados, bares, padarias, mercearias e atacadistas. 

Você sabia? 
 Com quase 40 anos de mercado, a ELMA CHIPS é líder absoluta em sua categoria, oferecendo o mais variado portfólio de snacks salgados à base de milho, trigo e batata do Brasil. 
 O salgadinho Fandangos possui uma mascote chamada Spiggy, um simpático espantalho que vive em uma fazenda ajudando no preparo dos famosos salgadinhos, que estão sempre deliciosos e crocantes.





As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Época Negócios e Exame), jornais (Valor Econômico e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 5/11/2013

FONTE: mundodasmarcas

Um comentário:

  1. Oi Olga, boa tarde!
    Gostei muito desse levantamento que você sobre a Elma Chips. E quero te agradecer porque o seu material muito me ajudou na pesquisa. Muito obrigada.

    ResponderExcluir