segunda-feira, novembro 25

Apego a negócio faz empresários insistirem em setores moribundos

Em um bom dia de negócios, cerca de 200 filmes são alugados na Top Cine, locadora de Dorani Trindade, 50, em um bairro nobre da zona oeste de São Paulo. Há dez anos, a empresa contava algo próximo dos 600 nos momentos mais agitados. O auge da loja foi logo depois da transição do VHS para o DVD, no começo dos anos 2000. De lá para cá, só decaiu. "Eu vivo me perguntando se as locadoras vão acabar. Às vezes penso que sim e às vezes penso que algumas poucas, uma minoria minúscula, vai ficar", ela conta.

No começo deste mês, a última unidade da Blockbuster nos Estados Unidos fechou. A rede de locadoras já foi a maior do mundo.
Trindade sabe onde estão seus antigos clientes: na TV fechada, em serviços de streaming como o Netflix e em transferências de arquivos pela internet. Hoje, ela afirma sem titubear que o comércio precisa se reinventar para sobreviver.

Leonardo Soares/Folhapres
Dorani Trindade é dona da Top Cine, que fica na zona oeste de São Paulo
Dorani Trindade é dona da Top Cine, que fica na zona oeste de São Paulo

Há um mês, a casa passou a alugar jogos eletrônicos para os videogames Playstation e Xbox 360. Segundo a empresária, já se nota um retorno de um público que quase não ia mais ao local: pessoas com menos de 30 anos.
Empresários que atuam em negócios que estão passando por mudanças tecnológicas "precisam aceitar que isso ocorre rapidamente e se mexer se quiserem sobreviver", afirma André Luiz Cica de Campos, professor de administração da Unicamp.
"Uma inovação profunda acaba com alguns mercados e gera outros", explica o professor da Unicamp.
O exemplo clássico, diz, é o serviço de transporte por tração animal: "Por mais eficiente que fosse, nunca poderia competir com as ferrovias e com os automóveis".
Mas a charrete do mercado fonográfico, o vinil, (a tecnologia mais antiga ainda disponível), ainda sobrevive: teve o maior crescimento percentual (33,5%) entre todas as mídias na primeira metade de 2013. Foram 3 milhões de unidades vendidas nos EUA, segundo a Nielsen.

Na outra ponta desse ranking está o CD, que teve uma queda de 14% no primeiro semestre desse ano (um total de 78 milhões).
Ademir Pedro Manzato, 57, abriu a loja de discos Pops em 1979, em São Paulo e hoje trabalha apenas com CDs. "Não dá para saber até quando [o comércio] vai continuar a existir. Na época em que começou essa história de baixar música, há uns oito anos, eu achava que tinha mais cinco anos, no máximo. Mas ainda estou aqui."
O melhor momento do negócio, segundo ele, foram os anos logo após a estabilidade da moeda, em 1994, quando o real estava valorizado. Ele afirma que, na época, vendia cerca de 150 CDs por dia. Hoje, em uma época boa, vende metade disso.

Raquel Cunha/Folhapress
Ademir Pedro Manzato abriu a loja de discos Pops em 1979; ele ainda trabalha só com CDs
Ademir Pedro Manzato abriu a loja de discos Pops em 1979; ele ainda trabalha só com CDs

A maneira que ele encontra para continuar com as portas abertas é escolher o que realmente vende -segundo ele, na época de bonança, tinha de tudo na loja: "Sertanejo, axé, pagode, essas coisas". Hoje o acervo dele é formado por discos de MPB e de rock que saem em volume pequeno, mas de modo constante, como Novos Baianos, Hermeto Paschoal, Clube da Esquina etc.

FILHO

Durante anos, Cavi Borges, 37, tirou dinheiro de sua locadora, a Cavídeo, para que sua produtora de filmes pudesse existir. Hoje, conta, precisa fazer o contrário.
"Não vai fechar porque é como se fosse um filho para mim", diz Borges.
Ele conta que no último ano diminuiu a equipe, passou a fechar mais cedo (às 23h, antes ele ia até às 2h) e vai comprar menos cópias de filmes. Ele afirma que irá vender produtos ligados a cinema, como imãs de geladeira.
Não será a primeira vez que ele busca receita dessa forma: antes de seu auge, no meio da década passada, a Cavídeo chegou a vender produtos ligados ao cinema.
A locadora foi aberta em 1997, quando Borges também era um judoca profissional.
Ele aproveitava as viagens como esportista para comprar filmes que, então, eram raros no Brasil. Assim, foi formando uma comunidade de cinéfilos em volta de seu negócio e se inserindo nesse meio. "Fiquei amigo das pessoas do cinema, comecei a namorar uma garota do cinema. Eu ajudava todo mundo, deixava os caras pegarem filmes de graça e conseguia comida de graça para os dias de gravação. E fiz meus curtas."
Assim nasceu a produtora de vídeo, que, hoje, é a principal fonte de renda.
A consultora Claudia Bittencourt diz que essa trajetória é a correta: antecipar uma mudança em um mercado e usar a marca em outros nichos e outros serviços.
Essa é a saída para a sobrevivência das lan houses, que viveram um boom na década passada, mas hoje estão perdendo espaço, afirma Mario Brandão, presidente da Associação Brasileira de Centros de Inclusão Digital. Segundo ele, no pico do setor, em 2009, o país tinha 108 mil desses estabelecimentos. Hoje, há cerca de 60 mil.
Em razão do avanço da banda larga residencial e da facilidade de jogar pela internet, já não se fatura tanto oferecendo a conexão à internet, mas sim com serviços, como os de impressão.

Francis Kanô, 51, dono de um desses locais de acesso na zona sul de São Paulo, conta que, hoje, fatura apenas um quarto do que ganhava há oito anos oferecendo conexão à internet e computadores para jogos. "Era um 'point'. A gente ficava aberto de segunda a segunda, até as 23h, e tinha uma espera de 40 minutos", diz. A loja tem nove computadores. Já foram 34.
Para compensar a perda, ele passou a alugar o espaço disponível para outros empreendedores, como massagistas e assistências técnicas de celular.

Leonardo Soares/Folhapress
Francis Kano, dono do DigiSpace, que já teve 34 computadores, mas, hoje, tem 9
Francis Kano, dono do DigiSpace, que já teve 34 computadores, mas, hoje, tem 9


FONTE: classificados.folha.uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário