quinta-feira, novembro 28

Colóquio Internacional Vinho, Patrimônio, Turismo e Desenvolvimento

Florianópolis vai se transformar na 
capital mundial do vinho

Entre os dias 3 e 5 de dezembro, a Florianópolis vai ser sede da primeira edição brasileira do Colóquio Internacional Vinho, Patrimônio, Turismo e Desenvolvimento. Mais de 100 trabalhos, de sete países diferentes, vão abordar os aspectos econômicos, culturais e históricos de uma das bebidas mais apreciadas ao redor do mundo. O evento vai acontecer na sede do Sebrae/SC, no Parque Tecnológico ALFA, na SC 401.
Pela primeira vez no Brasil, Santa Catarina foi escolhida como sede do evento por representar uma nova fronteira vitivinícola no País e na América Latina, como explica Acari Amorim,diretor da ACAVITIS - Associação dos Produtores de Vinhos Finos de Altitude de Santa Catarina, uma das instituições organizadoras do evento: "O Estado possui peculiaridades culturais, regionais e paisagísticas que formam uma característica propícia para produção da bebida, comercialização e também para o enoturismo".
Entre os principais objetivos do evento, destaque para o fomento da pesquisa no Brasil e na América Latina relacionada aos aspectos culturais do vinho; a ampliação das redes de pesquisadores interessados no tema, e também mostrar ao mundo a vitivinicultura do Brasil e especialmente de Santa Catarina. Serão apresentados trabalhos de universidades do Brasil, França, Chile, Marrocos, Portugal, Espanha e Argélia.
Grandes estudiosos estarão presentes no Colóquio e entre eles nomes importantes do cenário acadêmico vitivinícola mundial. Destaque para Maria Gravari-Barbas, diretora da Cátedra UNESCO Cultura Turismo e Desenvolvimento, da Universidade de Sorbonne, na França, e para Michele Pratz, do Comitê de Bens Franceses do Patrimônio Mundial, responsável pelo tombamento de centros históricos e culturais relacionados a produção vitinícola. O Brasil também terá seu representante entre os conferencistas, com a presença confirmada de Ivanira Falcade, da Universidade de Caxias do Sul, responsável pelas indicações geográficas de procedência dos vinhos produzidos no Brasil. "Esta certificação também configura a bebida como um patrimônio, junto com o olhar cultural e físico", explica Vander Valduga.
Depois dos três dias de apresentação dos trabalhos, o Colóquio Internacional será seguido de uma viagem técnica aos principais vinhedos de Santa Catarina nas cidades de São Joaquim, Campos Novos, Caçador e Treze Tílias. "A produção de vinho no Estado é importante para fomentar a economia e também desenvolver o turismo de Santa Catarina", afirma Valdir Rubens Walendowsky, presidente da SANTUR.
O evento é coorganizado pela Cátedra UNESCO Cultura e Tradições do Vinho, da Universidade de Borgonha; Cátedra UNESCO Cultura Turismo e Desenvolvimento, da Universidade Paris 1 Panthéon Sorbonne; Universidade Federal do Paraná; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina e pela Associação dos Produtores de Vinhos Finos de Altitude de Santa Catarina (ACAVATIS). Além disso, o Colóquio tem o apoio do Sebrae/SC e da SANTUR.

FONTE: economiasc

Nenhum comentário:

Postar um comentário