sexta-feira, maio 17

ENTENDENDO O QUE É CURADORIA DE CONTEÚDO



    Understanding what is curator of contents 


Fazer curadoria de conteúdo é mais que um ato de colecionar informações, o importante é agregar valor e relevância para além do conteúdo original, dar significado, sentido a estes dados.



O que você entende por curador?  Nós já falamos sobre esse tema em um post do blog O Conhecimento.  Lá esclarecemos que o termo "curador" (do latim, "tutor") originalmente tem associação com a arte — é aquele profissional responsável pela concepção, montagem e supervisão de uma exposição. O termo saiu dos museus e invadiu a web: é o “curador de conteúdo”.  Rohit Bhargava, especialista em marketing e social media, traz uma definição bastante objetiva do conceito: “Curadoria de conteúdo é um termo que descreve o ato de encontrar, agrupar, organizar ou compartilhar o conteúdo mais relevante sobre um assunto específico”.
Fazer curadoria de conteúdo é mais que um ato de colecionar informações, o importante é agregar valor e relevância para além do conteúdo original, dar significado, sentido a estes dados.
Agora você deve estar imaginando quem são essas pessoas... Bom, eles estão mais próximos do que você imagina. Você usa o Facebook, o Pinterest, o Twitter ou o Tumblr? Então você é um curador de conteúdo, ou, pelo menos, está seguindo usuários que são.Nestas plataformas sociais, há possibilidade de compartilhamento, repin, retweet de conteúdo de outras pessoas (curadoria), como também para disseminação de suas próprias ideias (criação).
Dê uma olhada em seu perfil no Facebook, os tipos de artigos que você compartilha, a lista de comunidades para as quais você se inscrever. Observe os padrões. Talvez você tenda a compartilhar GIFs de gatinho ou notícias sobre a crise do petróleo. Compartilhar esses tópicos faz de você um curador para aqueles que têm interesse nesses temas.
Algumas pessoas criticam a utilização do termo, dizendo que replicar informações não é a forma legítima de curadoria de conteúdo. Na realidade, uma boa curadoria de conteúdo não é tão simples quanto apertar um botão de compartilhamento. É uma combinação de encontrar conteúdo qualificado e seguir algumas das melhores práticas para compartilhar esse conteúdo com sucesso. Veja a seguir algumas dicas:
 1. Seja parte do ecossistema de conteúdo
Seja parte do ecossistema de conteúdo, e não apenas um “reembalador” dele. Muitas vezes, as pessoas pensam em si mesmas como criadoras ou curadoras, como se essas duas coisas são mutuamente exclusivas. O que um curador realmente deve fazer é abraçar o conteúdo tanto quanto um criador.
2. Siga um cronograma
O público espera alguma regularidade, e eles vão recompensá-lo por isso, isso é importante para que os leitores saibam quando esperar material novo de você. Consistência e regularidade também vão lhe trazer novos usuários e ajudá-lo a crescer uma base leal de público que aprecia seu trabalho.
 3. Abrace múltiplas plataformas 
Hoje os consumidores de conteúdo obtêm informações na plataforma de sua escolha. Isso significa que você deve considerar publicações direcionadas para o Tumblr , imagens no Pinterest , vídeo no YouTube , e conversas em comunidade no Facebook. Basicamente, você tem que trazer suas contribuições de conteúdo para seus leitores onde quer que seja.
4. Envolva-se e participe
Ter uma voz como um curador significa mais do que criar e compartilhar seu próprio trabalho. Leia materiais de outros curadores e comente em seus posts. Um retweet é uma das maneiras mais fáceis para ajudar a construir relacionamentos com colegas blogueiros e curadores. Seus seguidores vão apreciar que você apontou-lhes um bom conteúdo. Mas atenção, é sempre bom ler com muita atenção o que você está recomendando — você também pode perder seguidores caso indique materiais sem credibilidade ou sobre temas que não tem a ver com seu público.  
5. Compartilhe. Não roube.
Tire um tempo para dar atribuição às fontes — dê créditos. Se você pegar o trabalho de alguém e colocá-lo em seu blog, ou mencionar um fato sem creditar a fonte, você não está construindo uma “credibilidade compartilhada”, você só está abusando do esforço de outra pessoa. Dar referência é uma forma de demonstrar respeito não só por quem ajudou a encontrar a informação, como também por quem a está recebendo. Além disso, valoriza o trabalho do próprio curador, que navegou no imenso mar de dados na web (e fora dela) para fornecer conteúdo confiável e relevante.

O que é importante perceber é que estamos cada vez mais vivendo em um mundo de excesso de informação. Então, quando as pessoas escolhem ouvi-lo é porque você é capaz de separar o sinal do ruído. Você fornece uma voz clara, contextualmente relevante dentro do tema ou tópicos que você cria e é curador. Dessa forma, as empresas podem construir seu público consumidor por meio da credibilidade, sendo referência tanto na produção quanto da disseminação de informações relacionadas ao meio em que atuam (uma das possibilidades do marketing de conteúdo).
 Esse texto, por exemplo, foi feito por meio da curadoria de conteúdo. As referências foram:

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