Marca desbancou a Ferrari e lidera
lista da Brand Finance
Em plena era digital, quando os jogos eletrônicos ocupam soberanos os momentos de diversão das crianças, um simples joguinho de peças montáveis se tornou a marca mais poderosa do mundo. A Lego desbancou a Ferrari e assumiu o topo da lista de “Most Powerfull Brands” (“Marcas Mais Poderosas”) do tradicional estudo anual da Brand Finance sobre o assunto.
Na análise da Brand Finance, o sucesso da Lego se deve ao fato de seu produto ser “um brinquedo excepcionalmente criativo e envolvente”. A consultoria ressalta ainda que “as crianças adoram a possibilidade de construir seus próprios mundos que ela oferece. Em um mundo saturado de tecnologia, os pais aprovam a ‘volta ao básico’ promovida pelo brinquedo”. O sentimento de nostalgia dos pais também pesa nesse aspecto.
A Ferrari, que dominou o ranking por muitos anos, sofreu uma dura queda entre o levantamento anterior e o mais recente. Embora ainda apareça no top 10, agora aparece empatada em nono lugar com a Nike. O longo período sem títulos na Fórmula 1 é apontado como principal fator de enfraquecimento da marca, que, segundo a Brand Finance, já vinha perdendo seu poder lentamente. Com mudanças mais bruscas em sua estratégia comercial no ano passado, esse processo se acelerou.
Confira abaixo o top 10 das marcas mais poderosas do mundo, segundo a Brand Finance:
1. Lego
Indústria: Brinquedos
Sede: Dinamarca
Força de marca: 93.4
2. PwC
Indústria: Serviços Profissionais
Sede: EUA
Força de marca: 91.8
3. Red Bull
Indústria: Bebidas
Sede: Áustria
Força de marca: 91.1
4 (empate). McKinsey
Indústria: Serviços Profissionais
Sede: EUA
Força de marca: 90.1
4 (empate). Unilever
Indústria: Alimentos
Sede: Reino Unido
Força de marca: 90.1
6 (empate). L’Oréal
Indústria: Cosméticos
Sede: França
Força de marca: 89.7
6 (empate). Burberry
Indústria: Moda
Sede: Reino Unido
Força de marca: 89.7
6 (empate): Rolex
Indústria: Moda
Sede: Suíça
Força de marca: 89.7
9 (empate). Ferrari
Indústria: Automobilística
Sede: Itália
Força de marca: 89.6
9 (empate). Nike
Indústria: Moda
Sede: EUA
Força de marca: 89.6
FONTE: administradores
Nenhum comentário:
Postar um comentário