segunda-feira, setembro 23

FAPESP apresenta oportunidades de pesquisa na Nature Jobs Expo Carreira 2013

Agora em seu sétimo ano, o evento anual realizado em Londres oferece um espaço para a interação entre jovens cientistas e potenciais empregadores




Por Karina Toledo Agência FAPESP

Oportunidades de pesquisa em São Paulo para jovens cientistas foram apresentados pela FAPESP na Inglaterra em 19 de setembro durante a Natureza Jobs Expo Carreira 2013 , uma das mais importantes feiras de emprego para carreiras em ciências.

Completando seu sétimo ano, a exposição é realizada anualmente em Londres, e oferece um espaço para a interação entre jovens cientistas e potenciais empregadores, como a indústria, universidades, institutos de pesquisa, fundações e outras organizações governamentais. De acordo com os organizadores, 65 instituições, incluindo a FAPESP, participaram em 2013 para apresentar suas atividades. Cerca de 1.300 pessoas estiveram presentes, na sua maioria jovens investigadores.
O programa incluiu um seminário sobre "Oportunidades de pesquisa em São Paulo", apresentado por Hernan Chaimovich, assessor especial para departamento científico da FAPESP. Além de demonstrar o panorama dos desenvolvimentos atuais da ciência no Brasil, e São Paulo em particular, Chaimovich falou sobre a história, organização e funcionamento da FAPESP.
"Nós descrevemos as oportunidades para pesquisadores estrangeiros ou brasileiros no exterior que querem contribuir para a excelência do Estado de São Paulo em ciência e aumentar o número de grupos de pesquisa. Como o público é formado principalmente por cientistas no início de suas carreiras, a ênfase estava em programas de pós-doutorandos e jovens investigadores ", explicou Chaimovich.
Em 2012, a despesa total da FAPESP para o financiamento da investigação foi EUA $ 530,87 milhões em paridade de poder aquisitivo (PPP). A Fundação apoiou 906 bolsas de pós-doutorado regulares (PPP $ 63,14 milhões), cerca de 15% dos que foram para pesquisadores estrangeiros, o trabalho nas ciências exatas, da terra e biológicas maioria.
Sob os auspícios do programa de jovens investigadores, cerca de 116 projetos foram apoiados no país.Destes, 82 foram bolsas de investigação e 34 foram bolsas. O desembolso totalizou US $ PPP 18,86 milhões.
Para ampliar o intercâmbio entre pesquisadores e estrangeiros, a FAPESP também assinaram 22 acordos de cooperação científica internacional, mais sete do que em 2011, atingindo um total de 65 contratos com 14 países: Alemanha, Argentina, Austrália, Canadá, Dinamarca, Estados Unidos, Espanha, Finlândia, França, Holanda, Israel, México, Reino Unido e Suíça.
Criando laços
Após a apresentação do Chaimovich, Euclides de Mesquita Neto, professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e membro de Engenharia Área de Coordenação da FAPESP, deu um workshop sobre "Oportunidades em Ciências Exatas e Engenharia," áreas que receberam mais de US $ PPP 130 milhões em investimentos em 2012.
"Nós apresentamos dados sobre alguns dos maiores projetos de impacto desenvolvidos em São Paulo nessas áreas, que receberam recursos significativos e têm um número relativamente grande comunidade científica. Há oportunidades para muitos pesquisadores do exterior para consolidar suas carreiras aqui ", diz Mesquita Neto.
Para Neto, a chegada de estrangeiros ajuda os pesquisadores de São Paulo criar laços com uma rede internacional de cientistas e receber formação em áreas que ainda são deficientes no estado.
Marie-Anne Van Sluys, um professor da Universidade de São Paulo e membro da equipe de Coordenação da FAPESP Life Sciences, falou sobre "Oportunidades em Ciências da Vida", que receberam uma PPP investimento de US $ 300 milhões em 2012.
"O setor de saúde recebeu a maior parte dos recursos, seguido de biologia / ecologia e agronomia / ciências veterinárias. Estes campos oferecem um enorme leque de oportunidades para os jovens cientistas e experientes. Temas como a biologia celular do câncer, doenças tropicais, a biodiversidade e os desafios ambientais são mais freqüentes, assim como problemas de saúde relacionados a estilos de vida modernos, Bioeconomia e produção de alimentos. Há também novas áreas multidisciplinares, como a biologia sintética, que tem enfrentado desafios para atrair investidores motivados ", disse Sluys.

FONTE: FAPESP

Nenhum comentário:

Postar um comentário