quarta-feira, abril 16

Conquista de espaço no mercado de trabalho




Segundo pesquisa recente divulgada pela agência B2, 70% dos jovens entrevistados não se sentem preparados para o mercado de trabalho. Segundo Madalena Feliciano, diretora de projetos da empresa Outliers Careers, muito disso acontece porque os jovens de hoje – diferentemente dos seus pais - tem apoio dos pais por mais tempo.

“A geração de jovens dos anos 60 e 70 viam o ingresso ao mercado de trabalho como uma oportunidade realizar os desejos pessoais que não eram supridos pelos seus pais, mas isso foi mudando com o passar de gerações,” explica Madalena. Hoje, os jovens saem mais tarde de casa e dificilmente ficam em um mesmo emprego por mais de um ano.

Hoje as famílias dão mais suporte aos jovens, e, muito por causa disso, os pais desejam que os filhos tenham, de qualquer jeito, um diploma de faculdade. “Porém, um problema comum que acontece quando esse jovem decide entrar no mercado de trabalho, é que ele fica esperando pelo emprego ideal. Ele acredita que por ter cursado uma faculdade é merecedor do emprego dos sonhos: e não é assim que funciona. Eles precisam entrar no jogo do mercado”, explica a especialista.

Ingressando no Mercado

Ingressar no mercado de trabalho pela primeira vez é difícil, mas existem inúmeras chances e oportunidades. E é preciso paciência: as coisas no mundo real não acontecem na mesma velocidade da internet. “Porém, ter calma e paciência não significa que é para o jovem ficar acomodado: ele deve aproveitar o tempo para identificar o que deseja fazer da sua vida profissional,” diz. Muitos jovens largam seus cursos pela metade porque não fizeram uma boa escolha. Se essa é a sua situação, o ideal é fazer um planejamento da sua carreira profissional e pedir aos seus pais um pouco mais de paciência – que eles não lhe exijam a carreira que você deve seguir.

É preciso entender que há demanda de trabalho em praticamente todas as áreas, e, para o jovem se dar bem no mercado, ele precisa aproveitar as oportunidades e não desperdiçar as chances que aparecerem pelo seu caminho – afinal, ele ainda não tem muito a perder, e, se daquela vez não deu certo, quem sabe dessa vez funcione.



FONTE: RHCentral

Nenhum comentário:

Postar um comentário