terça-feira, março 25

Empreendedores apostam no financiamento coletivo para dar vida à inovação

Método tem ganhado cada vez mais adeptos no Brasil; veja alguns exemplos


Reprodução
Ballerini começou com ajuda no Catarse e já tem 50 modelos diferentes

Encontrar investidores para tirar uma ideia inovadora do papel se tornou mais fácil com as plataformas de financiamento coletivo – ou crowdfunding. O método alternativo para financiar projetos está caindo no gosto dos empreendedores do Brasil, que procuram até mesmo sites internacionais para ganhar mais visibilidade.
Esse foi o caso do desenvolvedor de games Saulo Camarotti. O brasileiro levou à plataforma internacional KickStarter o projeto do Chroma Squad, um jogo de videogame voltado aos saudosistas das séries japonesas da década de 1990. O resultado foi positivo: Camarotti levantou mais de US$ 97 mil, 77% acima do valor proposto.
Outro projeto brasileiro de sucesso no KickStarter é o WineCradle, do engenheiro dinamarquês Soren Jensen, que vive em Curitiba, no Paraná. Jensen criou um recipiente inflável que protege garrafas de vinho e outras bebidas alocadas na bagagem. A proposta foi bem aceita pelos internautas, e o engenheiro arrecadou mais do que os US$ 5 mil necessários para tornar sua ideia uma realidade.
Já os analistas de sistemas Pablo Cardoso e Breno Nery, de Juiz de Fora, optaram pelo Catarse, site brasileiro de financiamento coletivo, para levantar verba para o Encarte Mobile. Sua ideia de criar um aplicativo para smartphone que reunisse promoções de encartes e comércios segundo a região do usuário atraiu um investimento que foi além dos R$ 5 mil necessários para os passos iniciais.
Mas um dos maiores sucessos do Catarse está no apoio às publicitárias Cíntia Tominaga e Natália Macedo. Saindo de um laboratório de startups direto para o financiamento coletivo, sua campanha levantou R$ 17.500, usados para dar início à empresa de sapatilhas Ballerini, que hoje já conta com 50 diferentes modelos de calçado.
O desenvolvedor de games Saulo Camarotti precisava de US$ 55 mil para dar vida ao jogo Chroma Squad, mas levantou mais de US$ 97 mil no site de financiamento coletivo KickStarter.
Reprodução


FONTE: economia.estadao








Nenhum comentário:

Postar um comentário