terça-feira, março 11

A comunicação “não visual”


O fundador da Panasonic, Konosuke Matsushita afirma que: “Se a sociedade, a comunidade perceber que numa empresa existe vontade de servir ao público ela prosperará”. Isso significa que além de produzir produtos e serviços com qualidade, a empresa precisa “ser percebida”, que possui algo que pode ajudar, facilitar a vida das pessoas para prosperar.

A única forma de ser percebida é mostrando os atributos positivos da empresa através de uma comunicação, seja ela escrita, falada ou desenhada. Lembrando que necessita de uma base sólida: a verdade. Essa verdade precisa estar impregnada na comunicação. Fazer isso, não é uma tarefa fácil. Como expressar para os outros entenderem o que estou dizendo? 

O fundamental no processo de comunicação não é o que você está falando, mostrando. O mais importante é saber se a pessoa do outro lado “percebe” o que você está dizendo. A questão é saber como acontece o mecanismo da percepção (atração) para ter sucesso na comunicação.

Meu objetivo não é invalidar a apresentação visual e o design. Sem dúvida é muito importante ter um bom visual para ser “percebido”, mas antes precisa ser “visto”. Para ser “visto” o receptor precisa vir ao lugar onde o objeto da comunicação possa ser “visto” e “percebido”.

Outra questão é que a comunicação visual bem elaborada pode chamar muito a atenção, mas as pessoas também percebem que o visual não combina com a atmosfera do local. Isto é facilmente perceptível se atentar a pequenos detalhes de arranjo físico, organização e limpeza. Tudo faz parte do processo de comunicação. Um ambiente sujo e desorganizado diz tudo.

Pessoas sensíveis sentem a atmosfera do local e se afastam ou se reúnem naturalmente comandadas por um instinto interno. Muitas vezes alguns espaços estão sempre lotados e não temos uma explicação lógica. É uma seleção natural realizada mentalmente, uma atração natural e as pessoas se reúnem sem combinar.

Todo relacionamento comercial envolve ao menos duas pessoas. O relacionamento entre um homem e uma mulher é somente devido à atração visual causada pelos hormônios? Com uma análise minuciosa percebemos: há o mecanismo da atração de semelhança que induz a uma atração visual. A forma de pensar, conceituar, agir, planejar faz com que haja uma atração recíproca devido a semelhanças de pensamentos.

É fácil perceber que existe a lei da atração dos semelhantes. Cachorro anda com cachorro, gato com gato, bêbado com bêbado, ladrão com ladrão, pobre com pobre e rico anda com rico. Como acontece esta reunião? Ninguém escreve na testa “sou ladrão”, mas invariavelmente pessoas com a semelhança de vibração mental são atraídas, se identificam e se relacionam.

Vamos tomar como objeto deste estudo um restaurante com marca e nome totalmente desconhecidos pelo público. Vamos desconsiderar marcas amplamente conhecidas no mercado como Mc Donald e Apple. O que faz com que uma pessoa sinta confiança em entrar em um restaurante que não conhece, que viu pela primeira vez em uma cidade desconhecida? O que faz com que dê um “click” em um restaurante totalmente desconhecido?

Na pesquisa Web pode ter ainda uma segunda chance. Se o cardápio chamar muito a atenção pode influir na decisão.  De qualquer forma depende de vir até o site e do “click” para abrir a página do cardápio. Assim, temos duas etapas a considerar: a) o que atrai a pessoa a vir até a rua ou site; b) o que determina se entra ou não entra na loja ou dê um “click”.

Alguma coisa atrai a pessoa, faz sentir confiança para entrar naquela loja ou no site da empresa. Creio que seja atração mental que se traduz em confiança que pode ser sentida no estabelecimento por meio da visão. A primeira coisa que visualizamos é o painel da fachada de uma loja e no site é a logomarca e nome da empresa.

O renomado Chef Edu Guedes fala da importância do painel de fachada das lojas da sua rede de franquia, a Stuppendo. “Stuppendo significa causar encanto, admiração. O painel da fachada deve transmitir algo que as pessoas sintam o encanto pelo nosso desejo de oferecer o melhor sorvete, concebido segundo a tradição e arte de fazer o admirado gelato italiano”, destaca Guedes.

Dizem que o olho é a janela da alma. Se olhar no olho consegue fazer a leitura do verdadeiro pensamento. A fachada e o painel de fachada ou logomarca do site é o olho da loja. A identidade visual representa o olho do dono do estabelecimento. Está impregnado de vibração mental, por isso sentimos e imediatamente tomamos a decisão de entrar ou clicar. Ou não.


FONTE: Adnews

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