A história dos negócios está recheada de nomes que começaram com pequenos negócios e acabaram dominando o mercado, alguns criaram multinacionais com poucos recursos inicias. Porém, nos últimos anos, testemunhamos um boom de empreendedores e startups.
"Uma razão é a influência da geração entre 18 e 34 anos, que assume um papel mais proeminente", diz Daniel H. Pink, especialista em gestão e negócios, no livro "Saber Vender É da Natureza Humana".
O autor usa como exemplo a Brooklyn Brine, uma empresa que vende legumes em conserva feitos artesanalmente. Shamus Jones, o dono do negócio, começou a carreira como chef e não tinha nenhuma experiência anterior em administração.
Em três anos, Jones tinha dez funcionários e 14 variedades de picles. "A novidade se espalhou –agora você encontra os vidros da Brooklyn Brine em prateleiras de lojas refinadas de alimentos, ao redor dos Estados Unidos e na Ásia", conta Pink.
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Para Daniel H. Pink, gostando ou não, estamos todos em vendas |
"Independentemente da forma como os chamemos, sejam artesãos, negócios sem empregadores, freelancers ou microempreendedores, esses homens e mulheres estão vendendo o tempo todo".
O conceito de venda de Pink é abrangente. Para ele, sempre que procuramos convencer alguém de alguma coisa, estamos tentando vender, seja um produto ou uma opinião.
"Saber Vender É da Natureza Humana" apresenta pesquisas e experiências para elaborar novos modos e resgatar antigos sucessos de conseguir resultado no mercado.
"Tentamos influenciar outras pessoas o tempo todo", escreve. "Você, provavelmente, não é muito diferente. Cave debaixo dos galhos de sua agenda e examine as raízes; desconfio que você irá descobrir algo semelhante".
FONTE: folha.uol
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