segunda-feira, fevereiro 17

O profissional liberal deve planejar sua vida e carreira

O profissional liberal é, geralmente, uma figura solitária, que busca construir um reconhecimento e prestígio através de uma clientela cativa e arduamente fidelizada


A grande maioria da literatura, orientações e foco no tema do planejamento de vida e carreira está centrada na figura dos profissionais ou executivos. Estas são figuras que. em algum momento da sua vida, fazem – ou fizeram - parte de alguma corporação. Ou seja, pessoas que mantém um vinculo empregatício que lhes proporciona uma identidade socialmente aceita. Muitas vezes até largamente utilizada como forma de agregar valor, tanto ao indivíduo como ao profissional.

Empréstimo transitório que nem sempre tem sido bem compreendido, e diagnosticado, pelos profissionais com algúm vínculo corporativo. 

Especialmente porque esta identidade não lhe pertence. Ela lhe está sendo “emprestada” pela instituição empregadora, podendo a mesma ser retirada a qualquer momento.

Já o mesmo não acontece com o profissional liberal. Este não está enquadrado na categoria de empregado, e também não se considera, ou é identificado, como um empresário.

O profissional liberal é, geralmente, uma figura solitária – quando muito acompanhado por uma secretária, recepcionista ou assistente - , que busca construir um reconhecimento e prestígio, através de uma clientela cativa e arduamente fidelizada.

Sua “marca”é seu nome próprio, associado a especialização da atividade exercida.

Seu “marketing”é feito pelo famoso “boca a boca” dos clientes satisfeitos. E seu grande risco são eventuais manifestações dos insatisfeitos. Especiamente nos dias de hoje, com a propagação e impacto, das redes virtuais.

Ele próprio deve administrar sua carreira, negócio, finanças e sazonalidades do seu mercado eclientela. Quando muito ele utiliza os serviços de um bom e confiável contador para administrar sua contabilidade e declaração do imposto de renda. Além de eventuais licenças, pagamento de impostos, etc.

Entre os pontos críticos para a grande maioria dos profissionais liberais podemos relacionar, basicamente:

OBSOLESCÊNCIA – Descuido ou falta de tempo e atenção para se manter atualizado em relação as mudanças, aperfeiçoamentos e concorrências que, inevitavelmente, surgem no mercado;

CARREIRA E SUCESSÃO – Figura muito centrada na sua atuação e brilho, tende a descuidar, ou até mesmo não considerar aplicácvel ao seu caso, qualquer preocupação com carreira e continuidade. Menos ainda lhe ocorre encaminhar um processo sucessório, pois, na maioria dos casos priviligiou sua vida profissional em detrimento da vida familiar ou conjugal;

APOSENTADORIA OU DIMINUIÇÃO DA CARGA DE TRABALHO – Esta expressão – aposentadoria - nem ao menos lhe ocorre pensar, muitomenos planejar. E tem grande dificuldade em remanejar seus “expedientes”e horários de atendimento. Menos ainda buscar formas de se reinventar, visando, também, preservar sua auto-estima;

RESERVA FINANCEIRA – Poucos são os que se preocupam em criar uma reserrva financeira para o futuro e que possa manter seu padrão de vida e consumo. Mesmo com a experiência de quem conviveu com uma renda oscilante, pois no seu caso nunca houve um salário no final do mês. Menos ainda 13º. e férias remuneradas.

Tendo obtido uma receita que sempre lhe assegurou um “presente”, com um bom “status”, não consegue imaginar uma vida futura com suas novas exigências. Vive, intensamente, o dia-a-dia na medida das suas posses e faturamento. Entende que criar reservas financeiras é algo para um futuro mais distante;

SAÚDE E CUIDADOS FÍSICOS – Curiosamente, mesmo aqueles profissionais que cuidam e indicam soluções para a saúde dos seus “pacientes”, muitas vezes descuidam da sua. 
Ficam obesos, não mantém qualquer atividade física e descuidam da alimentação. Ou seja, alegam que sua vida é muito “irregular”. O que dificulta a disciplina.

Enfim, é evidente que este artigo e seu conteúdo não esgotam o tema. Tem apenas a pretensão de alertar os profissionais liberais a que incorporem nas suas preocupações – preferencialmente logo no início da sua vida profissional – um planejamento de vida e carreira.
O descuido deste assunto pode custar muito caro. Tanto para ele como para seus familiares.


FONTE: administradores

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