quarta-feira, fevereiro 12

O cartão visita está fora de moda no mundo dos negócios?

EXAME PME falou com consultores de etiqueta e empreendedores para saber se a prática ainda vale no mercado


Dreamstime.com
Cartão de visitas
Quase todo mundo costuma distribuir cartão de visita em encontros de negócios. Mas há cada vez mais empreendedores abolindo seu uso, sem falar naqueles que vivem esquecendo-os em casa.
Sem problemas — basta o interlocutor anotar os dados do contato no celular ou adicioná-lo ao LinkedIn. Será que o cartão de papel ficou demodê? Exame PME pediu a opinião de consultores de etiqueta e empreendedores, além de uma executiva do LinkedIn. Veja o que alguns deles disseram.
Claudia Matarazzo — consultora de etiqueta 
"O cartão de visita nunca estará fora de moda. Ele passa uma mensagem personalizada e,  muitas vezes, é mais eficiente do que um cartão digital. O celular pode até ser mais prático, mas o papel aproxima fisicamente  as pessoas."
Patrick Sigrist — empreendedor e sócio da iFood 
"Não uso cartão há mais de seis anos. É difícil encontrar alguém que recorra ao cartão de visita para localizar o telefone de alguém. É um desperdício de papel, uma vez que temos a tecnologia e as redes sociais a nosso favor."
Fernanda BrunSizian — gestora do LinkedIn
"Os funcionários do LinkedIn usam cartão de visita em reuniões e encontros de relacionamento. Anotar o e-mail do novo contato no celular ou adicionar a pessoa às redes sociais pode quebrar o ritmo da conversa."

FONTE: exame.pme.abril

Nenhum comentário:

Postar um comentário