domingo, fevereiro 16

Mudança de carreira requer planejamento

Sempre que acompanho a mudança de carreira de alguém percebo que as principais razões para essa decisão são: a perda de motivação no trabalho, a perda da identificação com a área de atuação e a falta (ou a diminuição) de perspectiva profissional. Mas, independente do que tenha originado a ideia, a grande maioria dos casos que conheço tem um objetivo comum: a busca por significado e felicidade no trabalho.
 Por onde começar?
O primeiro passo é identificar se esse desconforto aparece devido ao trabalho atual (por conta de colegas, chefe ou diretrizes) ou porque a atividade já não faz mais “o olho brilhar”. Se for identificado que o problema realmente é a falta de vontade de continuar com a atividade em si, acredito que o melhor realmente seja mudar de carreira. Caso não, sugiro refletir mais um pouco.
A etapa mais complicada de toda mudança de carreira é a financeira. Começar um novo caminho, muitas vezes, representa mudar de um patamar de renda já consolidado. Pode, inclusive, implicar em ficar algum tempo sem renda, tendo despesas extras para desenvolver repertório nesta nova área.
Para diminuir o impacto financeiro da transição, uma saída é dar início à nova carreira em paralelo à atual. Ou seja, enquanto o profissional ainda está adquirindo os novos conhecimentos rumo à futura carreira em uma pós-graduação, por exemplo, é mais adequado permanecer no emprego “desmotivador”.  E, se for possível, é recomendado que o profissional faça algum acordo com o atual gestor para que ele esteja preparado para sua saída.
Mas se não há questões financeiras envolvidas, o ideal é mergulhar de cabeça no novo desafio para acelerar o processo e preparar-se melhor para enfrentar os desafios que virão.
 Planejamento
Para aumentar as chances de uma mudança de carreira dar bons resultados, o ideal é planejar. Ter prazos e objetivos bem definidos para cada etapa. Comece pesquisando a área, fale com profissionais que já atuam nela, conheça todas as possibilidades de carreira, veja quais os conhecimentos que você possui podem ser aproveitados e vá atrás do conteúdo técnico que precisa para aumentar sua empregabilidade no novo cenário.
Nessa fase, é fundamental também buscar autoconhecimento, pois é por meio dele que você poderá olhar para suas competências, objetivos de vida, valores e compará-los diretamente com o novo mercado – assim poderá ter certeza de que esta mudança trará a tão sonhada realização. Muitas pessoas possuem dificuldades em ter este olhar mais crítico e precisam recorrer a um programa de orientação de carreira. Desta forma, podem entrar em contato com elas mesmas e realizar novas descobertas sobre si – processo importantíssimo para fazer escolhas conscientes.
É preciso também acionar sua rede de contatos e relacionamentos. Ela deve saber sobre seus novos desafios e, se estiver bem “nutrida”, poderá ser um grande apoio na sua nova empreitada.
 Vida nova
Uma mudança de carreira representa também uma mudança de “vida”. Requer preparo emocional e foco para não desanimar se algo sair diferente do previsto. Ter receio de trocar o certo pelo incerto faz parte da aventura de percorrer uma nova trilha profissional, da qual se desconhece o destino final.
Mas um profissional que anseia por mudanças deve estar preparado para enfrentar todos os obstáculos com determinação e persistência, não é mesmo?
Boa sorte!

FONTE: exame.abril

Nenhum comentário:

Postar um comentário