quarta-feira, fevereiro 26

Mitos Sobre Tecnologia que Você Ainda Acredita

Descarregar completamente a bateria do seu Smartphone ou Notebook ajuda a condicioná-la (faz com que ela dure mais).


logo de carga baixa
(Fonte da imagem: weishaupt cycles  via Flickr)
A Crença: Baterias recarregáveis possuem “memórias” — ela somente carrega até o nível de um estado anterior. Se você recarregá-la antes que ela seja completamente descarregada, ela não recarregará 100 %, ou seja, toda a sua capacidade. Com o passar do tempo, uma bateria recarregável acabará perdendo a capacidade de armazenamento se ela não for “condicionada”, ou seja, passar pelo processo de descarregar completamente, para só depois recarregá-la.

Os Fatos: Toda esta crença acima costumava ser verdade para baterias recarregáveis de Níquel Cádmio (NiCd) e Baterias de Hidreto Metálico de Níquel (Ni-MH). Porém, isto não é verdade para baterias de íon-lítio (Li-Ion) e as de íon-polímero (Li-Po). A Apple afirma que “você pode recarregar uma bateria de polímero de íon de lítio sempre que for conveniente, sem precisar do ciclo completo de carga ou descarga.” Walker Ford, engenheiro elétrico sênior da Goal Zero, que faz equipamentos de energia solar, diz que "a melhor coisa que você pode fazer para a bateria do seu notebook ou smartphone é utilizá-la para a sua finalidade, ou seja, a alimentação via bateria, ao invés de AC." Ford observa que "os ciclos profundos" constantes — uma drenagem completa da sua bateria — “é complicada para qualquer bateria, e pode diminuir o desempenho dela ao longo do tempo”. Utilizar a bateria ainda é a melhor coisa para ela. Independentemente de como você utilizá-la, a bateria do seu notebook ou do smartphone deve manter a potência total por cerca de 2 a 3 anos.

Atualização: Como salientou a leitora “Natys Ferreiras”; sim, recentemente um grupo de pesquisadores do Instituto Paul Scherrer PSI, em conjunto com colegas da Toyota Research Laboratories no Japão, descobriu que as baterias de íon de lítio também possuem o "efeito memória" (responsável por diminuir a capacidade de uso de uma bateria após sofrer constantes recargas sem que a bateria esteja 100% descarregada).  O trabalho foi publicado em 14/04/2013 na revista científica Nature Materials.

Porém, o título deste item debate sobre o mito de que “você têm, fundamentalmente, que esperar que a bateria moderna, como a íon de lítio, descarregue completamente para que você, enfim, possa realizar uma recarga completa e só então utilizá-la — para que ela mantenha toda a sua capacidade durante sua vida útil”. O que se tornaria inviável caso você tivesse que ignorar os avisos de “— bateria descarregando, efetue uma recarga” e consequentemente ter que interromper, por exemplo, uma edição de texto em um notebook, ou uma ligação em um smartphone.
Considerando o “efeito memória” em baterias íon de lítio, em relação às antigas baterias de Níquel Cádmio e Hidreto Metálico de Níquel, as atuais baterias que utilizamos, demoram muito mais tempo para que seja percebida uma perda considerável de armazenamento — como também salientou nossa leitora. Por conta disso, a Classificação do mito sofreu algumas modificações:


Classificação: Com algumas ressalvas a respeito do efeito memória, Falso.




FONTE: segredosgeek

Nenhum comentário:

Postar um comentário