terça-feira, fevereiro 11

MESA-REDONDA: Complex Systems - From the Foundations to Sustainability

O pesquisador Jan-Michael Rost, do Instituto Max Planck para Física dos Sistemas Complexos, de Dresden, na Alemanha, Elbert Macau, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e Marcus Aguiar, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) participam na quinta-feira (13/02) da mesa-redonda "Complex Systems - From the Foundations to Sustainability", promovida pelo Centro Alemão de Ciência e Inovação de São Paulo (DWIH-SP) e pela Sociedade Max Planck.
Rost estudou Física e Filosofia em Munique e em Freiburg, onde obteve seu PhD em Física trabalhando em estados quânticos altamente excitados de sistemas de três corpos e sua contrapartida clássica caótica. Com seu grupo no Instituto Max Planck, tem se interessado por fenômenos dinâmicos na fronteira entre a física quântica e a clássica. Os sistemas complexos estudados vão desde a interação entre luz e matéria em gases de Rydberg ultrafrios até átomos, moléculas e clusters excitados por pulsos de laser intensos ultracurtos com frequências do infravermelho próximo até o regime de raios X. 
Aguiar trabalha com sistemas complexos aplicados à Biologia, com ênfase em processos de especiação. Uma de suas principais contribuições é a demonstração de que novas espécies podem se originar mesmo sem seleção natural, desde que a população seja espacialmente extensa e que a reprodução ocorra entre indivíduos próximos. 
Macau, que será o moderador da mesa, tem sua pesquisa direcionada ao desenvolvimento de métodos que exploram oportunisticamente o comportamento não-linear presente nos sistemas complexos para controlar a dinâmica desses sistemas.  
Para participar do encontro, que ocorre às 16 horas e integra a temporada "Alemanha+Brasil -- Quando ideias se encontram", é necessário fazer inscrição.
A mesa-redonda terá tradução simultânea e ocorrerá no Pergamon Hotel, que fica na Rua Frei Caneca, 80, em São Paulo.
Mais informações: 

FONTE: FAPESP

Nenhum comentário:

Postar um comentário