domingo, fevereiro 16

Empreendedorismo não tem idade!

 “A partir de amanhã vou tirar alguns sonhos da gaveta e começar a realizá-los” segredou-me uma senhora de 83 anos ao pedir meu autógrafo após palestra que realizei em Recife, Pernambuco. Sugeri, sorrindo, que não esperasse pelo amanhã e começasse naquele dia mesmo a tirar seus sonhos da cabeça e colocá-los no papel. “Tem razão, meu filho, vou empreender algo já!” respondeu-me feliz enquanto se despedia de mim.
Estimulado pelo brilho que percebi no olhar dela, resolvi buscar exemplos de pessoas que se recusam a colocar o pijama precocemente e vão ao encontro de seus sonhos. Pensei em demonstrar que agora a vida anda começando aos 50 e até mesmo aos 60 e não mais aos 40 como se pensava antigamente.
Aos 85 anos o Francisco Medeiros, aposentado, resolveu continuar na ativa de uma forma peculiar: sai de casa todos os dias as 4 da tarde vestido a rigor em um black tie, escolhe rosas e as 7 da noite chega na Zona Sul do Rio onde entrega flores a casais em bares e restaurantes e em vez de cobrar um preço recebe a quantia equivalente ao valor percebido pelo cliente. Um empreendedor nato, inovador e que cobra pelo valor agregado ao cliente, não pela venda de um produto!
Dona Rita Drumond é outro belo exemplo. Bibliotecária aposentada, entediou-se de fazer doce de gengibre para restaurantes. De tanto ir ao banco para pagar suas contas percebeu a dificuldade de outras pessoas em operar os modernos caixas eletrônicos. Aos 87 anos resolveu iniciar uma nova carreira e começou como estagiária, isso mesmo, estagiária, da agencia do Banco do Brasil no Posto 6 em Copacabana. E já pensa em empreender algo diferente focada em pessoas com mais de 70 anos.
Se você leitor conhece alguém que está relutando a colocar o pijama, lembre que não está sozinha. Em recente pesquisa com 1700 aposentados, 96% indicaram que sonham em voltar a ter vida profissional ativa. Cerca de 16% pensam em iniciar um negocio próprio. Mas qualquer que seja sua idade comece a planejar o que vai fazer com todos esses anos extra que o mundo moderno lhe propicia. Você pode prestar serviço como terceirizado na empresa ou no ramo onde trabalhou, pode ensinar, montar sua empresa naquele hobby que tanto postergou, iniciar um projeto de empreendededorismo social na sua comunidade, enfim…
Um alerta: existem cerca de 15 milhões de sexagenários no Brasil. Esse numero só tende a crescer e constitui-se em importante mercado consumidor de produtos e serviços. Infelizmente as empresas ainda não perceberam essa oportunidade e não customizam produtos para essa faixa etária. Assim, aposentados ou aposentáveis podem ser estimulados a empreender negócios focado nesse mercado que eles devem conhecer tão bem. Importante lembrar que sonhos não envelhecem nunca. E que empreendedorismo não tem idade!

FONTE: exame.abril

Nenhum comentário:

Postar um comentário