quarta-feira, fevereiro 5

Desenvolvimento em foco: cursos gratuitos relacionados a Marketing, Comunicação e Negócios


Aconteceu do dia 20 ao 29 de janeiro na Unisinos (campus São Leopoldo-RS) o curso de extensão em Inteligência de Mercado: pesquisa aplicada à prática em marketing, ministrado por mim, Roberto Araujo. O curso explorou a prática da pesquisa de marketing nas organizações, abordou o ciclo de inteligência competitiva (planejamento, coleta e tratamento, análise, disseminação e avaliação) e, para aplicação do conteúdo teórico foram desenvolvidos, além de discussões em grupo, duas pesquisas como exercício prático. Está sendo planejada a segunda edição do curso, prevista para abril de 2014.
Fotografia: Moacir Lopes | WS Inteligência de Mercado, Semana da Comunicação Unisinos.  Para mais trabalhos de Moacir Lopes acesse http://zip.net/bclVBm
Fotografia: Moacir Lopes | WS Inteligência de Mercado, Semana da Comunicação Unisinos. Para mais trabalhos de Moacir Lopes acesse http://zip.net/bclVBm
E é nesta linha, de capacitação e desenvolvimento, que gostaria de comentar neste post algumas oportunidades muito interessantes de excelentes cursos gratuitos em áreas relacionadas a marketing, comunicação e negócios. São cursos do tipo MOOC – Massive Open Online Courses, ou seja, são cursos estruturados na modalidade a distância em formato aberto, que permite a participação de um número realmente grande de alunos. É uma revolução na área da disseminação do conhecimento.
Aqui vou comentar sobre alguns cursos do edXCoursera e Veduca, alguns portais de MOOCs que ofertam cursos de instituições como Harvard, Berkeley, MIT e USP. Os cursos são em diversos idiomas. Até onde tenho conhecimento, no Veduca predominam cursos em língua portuguesa, enquanto nos outros dois, a predominância é de conteúdo em língua inglesa. Aqui comentarei alguns cursos que se envolvem com a área de Inteligência Competitiva (clique no nome do curso para acessar o site).
Na área estatística, muito utilizada em inteligência competitiva, também temos algumas ofertas bastante interessantes, como Estatística básicaProbabilidade e estatísticaIntrodução a estatística descritivaIntrodução a estatística inferencial eIntrodução a probabilidade e estatística.
Também estão disponíveis alguns cursos mais próximos a planejamento e gestão de inteligência, como Redes e mercadosGestão do desenvolvimento de produtos e serviçosCapacitação em Adwords e Poder dos mercados.
wsim2
Fotografia: Moacir Lopes | WS Inteligência de Mercado, Semana da Comunicação Unisinos. Para mais trabalhos de Moacir Lopes acesse http://zip.net/bclVBm
Além destes, e de outros cursos que por ventura eu não tenha relacionado, existem também outros cursos relacionados a diferentes áreas dentro de marketing, comunicação e negócios, tais como Teoria de Jogos, Estratégia, Liderança, Mídia e Mercado, Escrita científica, Metodologia, e outras áreas totalmente diversas, como Educação e Saúde. Minha sugestão é que acessem os portais, verifiquem os cursos ofertados e selecionem aqueles que mais lhe chamarem a atenção. Conhecimento nunca é demais!
Está certo então, espero que vocês tenham gostado deste post e que tenham boas experiências de aprendizagem com os MOOCs. Para mais informações, não deixe de seguir o Explore Inteligência Competitiva. Meus contatos estão também no Sobredeste blog, e como sempre, sua opinião e sugestão é sempre bem vinda.
PS: as fotografias deste post são de Moacir Lopes e foram o registro do WS em Inteligência de Mercado na Semana da Comunicação da Unisinos em 2013. Para acessar o Facebook do fotógrafo (com mais material e também seu contato) clique aqui.


FONTE: exploreinteligenciacompetitiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário