terça-feira, fevereiro 4

Como inovar no seu modelo de negócio?

As faculdades psicológicas do ser humano, unidas a uma poderosa ferramenta de gerenciamento estratégico podem revelar grandes inovações no mundo dos negócios e jovens espíritos empreendedores



Para ter ideias que realmente agreguem valor às pessoas, requer-se uma mente acima das opiniões circundantes mais ou menos em moda. O certo é que as ideias necessitam plasmar-se. Se permanecerem para sempre no mundo sutil, acabam por apodrecer, tal como as águas estagnadas. Imaginação e realização devem andar juntas, assim como o pensamento e a ação.
Além de ter boas ideias, os empreendedores as aplicam. Eles têm uma grande capacidade de síntese delas, extraindo o que realmente é válido para os negócios. Isso se chama inteligência. A palavra provém de “intelegere” (leitura interior, recolher dentre), abarcando o discernimento. Pode-se traduzi-la por “escolher o bom grão entre os maus grãos”, ou “separar o joio do trigo”. Logo, síntese é inteligência.
A inovação passa por combinar ideias, sintetizar e aplicar. A criatividade ajuda bastante, apesar de ninguém ter escrito na testa: “sou criativo”. Um dos mecanismos para estimular a sua criatividade é ser uma pessoa curiosa, buscando o tempo todo informações diferentes. Conviva com fotógrafos, músicos, artistas. Dê mais atenção para as coisas que não tem nada a ver com a sua rotina. Isso vai te ajudar a superar os seus preconceitos e padrões.
Eu conheço um médico que conheceu uma moça na universidade e se casaram. Tiveram um filho que quer ser médico. Assinam periódicos de Medicina e frequentam congressos de médicos. É difícil estimular a nossa criatividade em meio aos padrões. Formar o mesmo tipo de caminho neuronal o tempo inteiro não vai contribuir para a inovação. 
Onde tem problema existe a necessidade de solução. Empreendedores adoram problemas, pois são capazes de resolvê-los e atender as necessidades das pessoas. Encontre dilemas, coisas mal resolvidas e você vai encontrar espaço para empreender. Onde há grandes problemas, existem grandes oportunidades para inovar.
Inovação é agir de forma nova, de maneira criativa e inteligente. No mundo dos negócios, é a atitude inovadora do empreendedor perante as necessidades das pessoas, que é recompensada. Ele pode agir de maneira proativa ou reativa perante os problemas e será pago por isso. Ninguém lhe paga para resolver um “não-problema”.
Inovar é gerar valor para alguém. Você pode inovar criando um novo produto, um chip, ou um novo medicamento, por exemplo. Também pode inovar em processos combinando ideias, gerando síntese, melhorando a qualidade, diminuindo o custo e o tempo de trabalho das pessoas.
Quero destacar que a maior parte das empresas que estão fazendo sucesso com a inovação, inovaram no Modelo de Negócios. Não inventaram algo novo, nenhuma tecnologia nova, nenhum produto novo. Inovaram na forma como criam, entregam e capturam valor dos clientes.
Em 2010, o suíço Alexander Osterwalder, numa tese de doutorado, fruto de 10 anos de trabalho, desenvolveu a metodologia Business Model Generation e publicou o livro. Nela, ele ensinou que o Modelo de Negócio descreve a lógica de como uma empresa cria, entrega e captura valor.
A sua criatividade, movida pela curiosidade, além da sua imaginação e inteligência, contribuirão bastante para o desenvolvimento do seu Modelo de Negócios. Vou lhe explicar cada um dos nove blocos de construção e exemplifica-los com os casos de algumas das minhas empresas-clientes.
1. Clientes: para quem você está criando valor? O cliente compra uma solução para o próprio problema. Clientes são especializados em problema, não em solução. Às vezes ele tenta fazer o trabalho de resolver o problema. Ele pede para você uma solução que ele criou, mas ele não é a pessoa mais indicada para as soluções. Você deve ser o especialista.
A maior parte dos empresários tende a acreditar no que o que cliente pede como se fosse a solução. Muitas vezes não é. É necessário entender bem o problema para apresentar a solução. Julian Huxley nos ensinou: "Quem define bem um problema, já o resolveu pela metade".
Está em grande ascensão o design thinking. É o jeito de pensar de designer que busca entender a envoltória. Por que ele compra aquilo? Como ele compra? Onde ele compra? Qual é o enredo que está por trás da compra. Assim, você pode criar uma solução melhor.
A Nova Geração Empreendimentos encontrou um segmento de clientes que quer morar com qualidade de vida, em contato com a natureza. Além disso, querem toda a infraestrutura de um bom condomínio. Sendo assim, a empresa definiu bem o perfil desses clientes e oferece a solução que eles precisam com casas próximas de montes e vales, cercadas de área de lazer, academia, hortas, paisagens naturais e árvores frutíferas. Antes, somente os ricos poderiam morar nesse padrão. Agora, a classe média também pode com as condições de pagamento que a empresa oferece.
2. Propostas de Valor: qual o valor que você entrega ao cliente? Qual é o problema que você está ajudando a resolver? Precisamos entregar a solução que resolve o problema do cliente. Quanto mais efetiva a solução, maior é o valor da proposta.
O Coaching de Emagrecimento do Instituto Edson Burger é um ótimo exemplo. Existem muitas dietas, shakes e medicamentos para emagrecer. Emagrecer é muito fácil e engordar também. Todas essas são soluções para o corpo e não para a mente. Portanto, emagrecer é uma coisa e ser magro é outra.
Com a Programação Neurolinguística e a Nutrição, a metodologia do Instituto ajuda as pessoas que aprendem a ser magras definitivamente, através da programação mental e educação alimentar. Centenas de pessoas estão satisfeitas pelo ganho na qualidade de vida e consequente perda de peso definitivo desse método.
3. Canais: como você alcança os clientes agora? Como eles preferem ser alcançados? Mais importante do que as estratégias para chegar até os clientes, são as estratégias para atrai-los.
A Santiago & Cintra Consultoria (SCCON) é formidável nisso. É uma empresa dedicada ao fornecimento de soluções em Tecnologia Geoespacial e da Informação. Como ela tem clientes grandes no Governo, na Indústria e Telecom, a comunicação deve ser feita na mesma proporção. Nesse caso, não basta ser boa, é necessário ser referência nesse mercado e comunicar isso.
Das 24 categorias do Prêmio MundoGEO#Connect, a maior conferência de Soluções Geoespaciais da América Latina, o Grupo Santiago & Cintra levou 5 prêmios, incluindo a Personalidade do Ano das Empresas e Empresa mais lembrada Distribuidora de Software. Sem contar que as marcas internacionais representadas pela SCCON no Brasil, RapidEye e Erdas, também foram as mais lembradas de Imagens de Satélite e Software de Processamento de Imagens, respectivamente. O evento é realizado anualmente e conta com a participação de 25 países e mais de 70 marcas globais.
O compromisso com a qualidade e o posicionamento da marca SCCON gera uma imagem implacável, atraindo um poderoso mercado do Meio Ambiente, Agricultura, Governo, Óleo e Gás, Telecom, Ensino e Pesquisa.
4. Relacionamentos com Clientes: que tipo de relação cada um dos seus segmentos de clientes esperam de você? Clientes são caros, então é bom preservá-los. Mais caro ainda é conseguir novos clientes. Então, a sua empresa precisa fazer parte do estilo de vida do seu cliente, ele nunca pode esquecer de você.
Bom nisso é o Colégio Anglo. Quando eu pisei pela primeira vez no colégio, vi obras de arte dos próprios alunos e professores nos corredores. No calendário eu vi aulas de teatro e kung fu. Durante o Coaching, vivenciei alguns meses num ambiente de amizade e união entre os gestores, professores e alunos. Ficou nítido que o Anglo educa para a vida, pois convive com os alunos. Não obstante, os números em matrículas e aprovações no vestibular também estão entre os melhores do Sul e Sudeste do país.
5. Fontes de Renda: para que valor os clientes estão realmente dispostos a pagar? Como eles preferem pagar? O modelo freemium combina dois aspectos: “free” e “premium”. É um modelo em que um produto ou serviço é oferecido gratuitamente e o dinheiro é cobrado dos usuários premiumpelos recursos adicionais, ou funcionalidade (software, mídias, jogos, serviços web).
A Ibiz Tecnologia desenvolveu o IBIZ Licita: um serviço inovador de captura, busca, tratamento e entrega de informações essenciais para empresas que participam de processos de licitação pública. Elas sabem que a velocidade, precisão e acesso à informação é um diferencial competitivo relevante para se obter sucesso nesse mercado.
A empresa oferece uma demonstração gratuita, por 7 dias, de avisos de licitação, interligando com as palavras-chave dos produtos e serviços dos clientes. Se o cliente quiser mais, pode pagar pela captura automática de todas as licitações publicadas, filtro inteligente, avisos diários de oportunidade e relatórios gerenciais.
6. Atividades-chave: que atividades são necessárias para entregar as propostas de valor? Aqui entra a produção e a dedicação máxima para entregar ao cliente o que foi prometido e ele pagou.
Não poderia esquecer da True Motion Studios, a produtora de vídeos. Além de produzir vídeos publicitários e institucionais com efeitos especiais e animações para grandes clientes como a Pepsico, Natura, Coca-Cola, Boticário, Unimed e outros, ela concilia o tempo e a produtividade com o conteúdo próprio através de uma série para a TV.
7. Recursos-chave: quais recursos as propostas de valor requerem? Eles podem ser físicos, intelectuais (patentes de marca, direitos autorais, dados) e financeiros. Eles são indispensáveis para conseguir entregar o que foi comprado.
A Polifilmes Graphics ganha destaque aqui. O principal segmento da empresa é a pré-impressão e os clientes são as gráficas do Brasil. A Polifilmes é representante exclusiva da Kodak no Estado do Pará e foi premiada na Reunião Anual de Revendedores Kodak Latino-America em 2013 na cidade de Cancun, México, por superar o volume de vendas na América Latina.
A empresa dispõe de modernas instalações e um showroom imbatível, sem contar com o apoio institucional, logístico e técnico. Além de oferecer os melhores equipamentos, a empresa convoca consultores e palestrantes de destaque global quando o assunto é impressão para educar e treinar os clientes.
8. Parceiros-chave: quais são os nossos fornecedores? Quais as atividades que eles realizam? Quais são os recursos que eles oferecem? Se você não tem ou não quer fazer todas as atividades, precisa ter parceiros que vão lhe dar o que precisa para conseguir entregar as propostas de valor. Isso pode reduzir os seus custos e aumentar a qualidade, se forem especialistas.
Ricardo Santos atuava apenas com o Personal Trainer e hoje é uma empresa referência em Consultoria Esportiva. Como são inúmeras as necessidades e as peculiaridades dos clientes que querem emagrecer, hipertrofia muscular, condicionamento físico e definição, a RS Consultoria Esportiva conta com uma equipe multidisciplinar de médicos e nutricionistas com larga experiência na área clínica e esportiva. Existe destaque, também, para os cursos e palestras nas áreas de musculação, suplementação e bodybulding que a empresa ministra para os profissionais da área da Saúde.
9. Estrutura de Custos: quais são os cursos mais importantes do modelo de negócios? Startups devem investir no que vai gerar resultados de curto prazo. Todas as empresas precisam da estrutura de custos mais enxuta possível, pois a economia vai impactar no preço para o cliente.
coworking da VBA Business Center foi a solução que a Enterprise Coaching encontrou para iniciar as Palestras, Workshops, Personal Coaching e o Coaching Corporativo em São Paulo. A Enterprise começou com o pé direito na Av. Paulista, com flexibilidade e redução de custos. Como coworker, a empresa usufruiu da estrutura completa de escritório e apoio operacional, além da possibilidade de integração entre os profissionais de diversas áreas, num ambiente de trabalho inspirador e criativo.
O jeito arcaico e ruim de fazer uma empresa é: você monta um Plano de Negócios, cria a empresa, lança um produto e vai encontrar o cliente. Se não o encontrar, culpa o Marketing e Vendas. Empresas que nascem para não serem inovadoras, repetem, sem conhecer o mercado, nascem e morrem. 
A melhor maneira de fazer é: entender o cliente, encontrar o melhor modelo, depois criar a empresa. Startups que são inovadoras tem uma ideia e criam vários Modelos de Negócios para viabilizar a ideia. Cada possibilidade é uma hipótese. Quem sabe realmente o que vai acontecer? Só o mercado.
Busque entender como o cliente compra, o que ele quer. Enquanto a ideia vai sendo testada, você aprimora o Modelo. A fase de testar e mudar é conhecida como Costumed Development. Cada um desses nove blocos do Modelo de Negócios tem espaço para inovação.

FONTE: administradores

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