sexta-feira, fevereiro 28

Coaching como orientação Profissional


O Coaching é um método de desenvolvimento humano que, através de ferramentas e técnicas de diversas ciências, busca alcançar resultados, com êxito e precisão. O objetivo principal desse processo é desenvolver e otimizar capacidades e competências, para que a pessoa consiga chegar no estado desejado.
Existem vários nichos de Coaching, entre eles: o pessoal, para empresas, de relacionamento, familiar,entre muitos outros. É uma metodologia que atende diversa áreas, inclusive aplicada a orientação profissional, também conhecido como Coaching Vocacional e/ ou Coaching de Carreira.
Neste caso, o Coaching pode ser aplicado como orientação vocacional que é direcionada ao público um pouco mais jovem, que está “sob pressão” de fazer vestibular e escolher qual profissão seguir, ou ainda àquele que acabou de sair da faculdade e precisa planejar sua carreira ou inserir-se no mercado de trabalho.
Ainda no âmbito de carreira, o Coaching pode ser utilizado para direcionar todo e qualquer profissional que deseja dar uma ajustada em sua vida profissional. Seja para àqueles que querem modificá-la totalmente e trocar os rumos da mesma, ou apenas aprimorar o que está sendo feito. O Coaching como orientação profissional atende ainda àqueles que desejam abandonar totalmente uma profissão para seguir outra.
O Coach, profissional habilitado de aplicar a metodologia, realizará um processo, onde o Coachee (cliente) descobrirá o que exatamente deseja, através da utilização de ferramentas e técnicas que contribuirão para a realização dos objetivos propostos, de forma eficaz, no menor tempo possível. Seu papel é de um apoiador rumo à aceleração de resultados e conquista dos sonhos do Coachee.
Vale lembrar que, para o processo de Coaching como orientação profissional tenha, de fato, êxito, é necessário muito mais do que apenas o auxílio do Coach, mas, acima de tudo, do total comprometimento e dedicação do profissional para que o alcance de resultados sejam verdadeiramente extraordinários.

FONTE: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário