segunda-feira, outubro 21

Perfil: o que a empresa busca em um profissional?



Espera-se das organizações, políticas de gestão de pessoas voltadas para a retenção de talentos em seu quadro de colaboradores. O desafio das empresas está em identificar e em manter os colaboradores mais criativos, inovadores, competentes e eficientes em seus quadros. Confira as dicas e reveja seu perfil.

Capacidade de gerar valor


Uma primeira competência que se busca é a capacidade de gerar negócios e agregar valor para a empresa. O profissional olhar suas competências frente aos projetos e desafios da organização. Para isso, contam características como: agilidade, coletividade, capacidade criativa; ética, empreendedorismo, inovação, entre outras.

Desenvolvimento pessoal e comprometimento também contam


A questão do interesse e comprometimento com o negócio são aspectos que ainda continuam em destaque no perfil. O que acrescenta-se a esse quesito é a capacidade dos profissionais investirem em seu auto-desenvolvimento e capacitação, demonstrando uma busca pelo seu crescimento pessoal e profissional. Também o equilíbrio emocional conta no momento do processo seletivo, uma vez que é preciso saber lidar e tomar decisões frente a situações de pressão.

Multifuncionalidade é marca


A multifuncionalidade é outra marca do profissional dos dias de hoje. É preciso ter habilidades aplicadas às competências do negócio, com posições empreendedoras e éticas. Também a habilidade interpessoal destaca-se, sendo preciso saber conduzir projetos e parcerias em equipes.

Competência técnica sozinha não garante a empregabilidade


Vale reforçar que as empresas contratam muitas vezes pela competência técnica, mas o profissional mantém-se na empresa pela sua postura e atitude frente aos desafios assumidos. Portanto, para se garantir a empregabilidade é preciso voltar-se para as ações, considerando que são as atitudes e inteligência emocional que promovem o diferencial no ambiente de trabalho.



Fonte: CLARISSA SOCAL CERVO - Psicóloga, mestre em Psicologia (UFRGS). Professora do curso de Graduação Tecnológica em Gestão de RH (UNISINOS) e Coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais (UNISINOS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário