quarta-feira, outubro 2

Importância da embalagem e do rótulo para o produto e para a marca

A importância da embalagem e do rótulo

Quantas roupas você não experimentou, quantos perfumes não passou para impressionar no primeiro encontro? Quantas olhadas no espelho para conferir o cabelo e se a roupa estava devidamente passada para conquistar um sonhado emprego em uma entrevista?
Com raras exceções, muitas pessoas sabem a importância da boa impressão e de como ela é crucial na conquista dos objetivos almejados, principalmente no que tange a cativar o próximo. Todo esse cuidado também cumpre um importante papel de elevar a autoestima.
embalagensAssim como a forma de vestir-se e comportar-se, a embalagem e o rótulo revela o preciosismo da empresa com seu produto e zelo com a percepção dos consumidores, também possibilita a diferenciação entre os concorrentes, seja na comunicação ou na expressão de identidade e valor.
Nos últimos anos cresceu estrondosamente a quantidade de produtos e empresas no varejo. Assim a competição tornou-se mais acirrada e os consumidores mais céticos as “promessas” das comunicações, ou seja, não basta dizer ser o melhor é necessário realmente ter qualidade, expressá-la de forma adequada e dar importância e relevância ao consumidor.
Segundo Anselmo Lino Bispo, uma das mídias mais importantes para qualquer produto é sua embalagem. Esta é a única mídia que está junto ao consumidor na hora da compra. Portanto, embalagens chamativas, diferentes e feitas com criatividade são formas baratas, eficientes e duradouras de atrair o consumidor.

Investir em Design de embalagens e rótulos é essencial

Rótulos e embalagens, entre tantos outros, são pontos de contato das marcas com as pessoas que visam ampliar as experiências e percepções dos consumidores e obviamente aumentar as vendas. Ambos são identificadores e diferenciadores e implicitamente transmitem os benefícios da aquisição dos produtos.
Exemplo interessante de embalagem é o leite condensado “moça” da Nestlê e sua lata acinturada que agrega diferenciação, elegância e as curvas que suavizam a experiência. No caso dos rótulos um ótimo exemplo são os iogurtes “Grego”, da marca Vigor que com simplicidade, uso adequado da tipografia e grafismos sutis remetem a Grécia com elegância e objetividade.
grego
O design dos rótulos e embalagens devem remeter os objetivos da marca e o posicionamento, deve alinhar-se aos valores e expressar a essência e os diferenciais. Ambos além de serem um canal de experiência emocional, também são de extrema importância na comunicação dos atributos e elementos funcionais e informacionais.
Tome como exemplo um produto qualquer dentro da categoria “lights”. Sabendo dosconsumidores cada vez exigentes – sem ignorar a estética – não basta simplesmente assinalar o “light” nas embalagens, é necessário também assegurar-se de que os ingredientes, tabela nutricional e até as dicas de saúde estejam bem-dispostos e legíveis para o consumidor, assim evita-se que por outro produto que apresente melhor essas informações.
Do ponto de vista da embalagem, além da estética e poder de comunicação é necessário pensar na organização na gôndola, transporte, diferenciação visual e tátil. Também é fundamental pensar na ergonomia. Por exemplo, não é muito incomum vermos recipientes de “shampoo” (xampu) com formas grandes e pesadas que dificultam o manuseio durante o banho, gerando assim uma experiência desagradável ao consumidor.
Para J. B. Pinho, em geral, a embalagem deve atender às condições necessárias para cumprir sua função mercadológica: ser um anúncio, atrair a atenção do consumidor, destacar-se no ponto de venda, intensificar rapidamente o produto, propagar eficientemente a marca, ter aspecto limpo e higiênico, ser de fácil manuseio, gerar credibilidade e acrescer um novo valor ao produto.
Todas essas preocupações e compromissos qualitativos é papel do designer, afinal design é processo, é o resultado de pesquisas, reflexões, experimentações, planejamento, implementação que orientam a uma determinada forma, conceito e função. O design foi erroneamente traduzido como desenho, mas na realidade seu significado define ações como planejar, projetar e também pode ser associado com a ideia de “designate”, ou seja, designar.
Outro fator imprescindível em um projeto de design é assegurar de que rótulo e embalagem estejam devidamente adequados as normas técnicas e a Anvisa, que por sinal muitas vezes são rígidas e exclusivas a determinadas categorias de produto. O designer deve imergir na cultura da empresa, no produto e obrigatoriamente no consumidor e no comprador afim projetar a solução mais adequada e cativante.
Por fim, preocupar-se com as embalagens e os rótulos, bem como seus designs, deve ser interpretado com um investimento primordial ao sucesso de uma marca e um produto, pois como já foi dito, é positivamente fundamental para o consumidor na hora da decisão da compra, comunica os valores e diferencias tanto do produto quanto da marca e também evita futuros problemas legais e funcionais.

FONTE: ideiademarketing

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