terça-feira, outubro 22

FAPESP e BG Brasil lançam chamada de propostas

Objetivo é estabelecer um Centro de Pesquisa para Inovação em Gás Natural que enfoque desafios e oportunidades científicas e tecnológicas 

A FAPESP e a BG Brasil (membro do BG Group, sediado no Reino Unido) anunciaram uma chamada de propostas para o estabelecimento de um Centro de Pesquisa para Inovação em Gás Natural no Estado de São Paulo.
O Centro de Pesquisa será responsável pelo gerenciamento de três núcleos de pesquisa principais em: Engenharia; Físico-Química; e Políticas e Economia em Energia. O Centro também deverá enfocar desafios tecnológicos para que o Brasil possa maximizar a utilização do gás natural.
O principal objetivo do Centro será conduzir pesquisa e desenvolvimento em: novas aplicações para gás natural (incluindo o uso de gás com eficiência energética); sinergias entre gás e outras tecnologias emergentes; estudos sobre o potencial para a redução da intensidade de carbono no gás natural e os custos associados e benefícios ambientais.
Pretende-se que o Centro também contribua para o desenvolvimento de cursos (graduação e pós-graduação) e que influencie pesquisadores a ingressar no setor de gás natural no Brasil.
FAPESP e BG Brasil, que no mês passado assinaram um acordo de cooperação que prevê investimentos em pesquisas sobre produção e consumo de energia limpa (leia mais emhttp://agencia.fapesp.br/17934), financiarão o centro inicialmente por até três anos, que poderão ser renovados por até mais dois. Espera-se que o financiamento da FAPESP e da BG Brasil não seja a única fonte de orçamento do Centro.
As propostas serão recebidas até 10 de março de 2014.
A chamada está disponível (em inglês) em: www.fapesp.br/en/8206 

FONTE: FAPESP

Nenhum comentário:

Postar um comentário