segunda-feira, outubro 21

Espaço entre os assentos nas companhias aéreas brasileiras

Avião

Você tem a sensação de que o espaço entre as poltronas nos aviões brasileiros está diminuindo?
Quer saber que tipo de avião você escolheu para voar?
O repórter Ricardo Gallo, da Folha de São Paulo, fez um estudo sobre as 5 categorias de aviões das 4 maiores companhias aéreas brasileiras: Avianca, Azul, Gol e TAM, e explica:
 A Anac estabelece uma classificação de “A” a “E”, conforme a distância entre os assentos. “A” é o mais confortável e “E”, o mais apertado. Isso significa que um avião categoria “A” tem todas as poltronas acima de 73 centímetros. Se um único assento for inferior a essa número, a categoria do avião cai”.
Segundo a reportagem, a Avianca é a única a ter a totalidade dos seus aviões classificados na categoria A. A Azul é a segunda melhor colocada.
Como saber qual o espaço que você terá no voo que escolheu? Existe um selo na entrada da aeronave, que revela a sua classificação.
espaco_poltronas
Se você quiser saber antes de marcar seu voo, veja as dicas do repórter:
Azul: tem a maior parte dos assentos na categoria A. Os turbohélices ATR são da categoria A e os jatos Embraer são categoria B.
Avianca: todos na categoria A (Fokker-100, Airbus A318, A319 e A320.
Gol: a única a ter aviões na categoria E, a mais apertada. A maioria da frota, Boeings 737-700 e 737-800, está na categoria B. Na hora de comprar sua passagem, se você clicar em cima do número do voo, verá a categoria.
Tam: os voos internacionais costumam ser Airbus A330, Boeing 767 e 777, que estão na categoria A. Os domésticos, normalmente Airbus A321 estão na categoria B e os A319 e A320 estão na categoria C. Na hora de comprar, clique em número do voo e depois em “classificação ANAC”.
A matéria original você vê aqui.
Na verdade, a gente cada vez mais se sente “enlatado” ao voar, né? Mas será que tem solução? As companhias aéreas tem revelado preocupações com custos operacionais, resultando em menos espaço, cortes de serviço de bordo, cobrança por excesso de bagagem etc. Não há qualquer indicativo de que, sejam brasileiras ou estrangeiras, tenham a intenção de aumentar o espaço entre as poltronas, a não ser que cobrem um “extra” por isso, nos assentos comfort ou especiais. Enquanto isso, vamos vivendo nossa vida de sardinha para chegar aos nossos destinos. É o que temos.
Boa viagem!

FONTE: Intercultural

Nenhum comentário:

Postar um comentário