quarta-feira, outubro 16

Dicas de livros para quem quer ser empreendedor


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É difícil dar dicas de livros, principalmente de dez livros, quando encontramos no mercado editorial, diversos livros bons sobre o tema empreendedorismo. 

Entretanto, atendendo a sugestão de alguns leitores do site, montei uma lista com dicas de livros que tenho aqui na prateleira do escritório, selecionando apenas os dez melhores na minha opinião. 

Espero que não só gostem da lista, como também façam uso dela, lendo esses bons livros.




1. O Segredo de Luísa

Li na época que andava de trem indo do bairro de Campo Grande no Rio de Janeiro para o centro de Niterói, também no Rio. Na época eu sonhava ter meu próprio negócio depois de ter falhado em já três tentativas anteriores. O livro é super didático e posso dizer que é o pontapé inicial para quem pretende empreender. Entretanto, o livro é para quem está no nível básico do empreendedorismo. Não agrega muita coisa de novo, somente expõe melhor e de forma mais prática as maneiras corretas para se empreender.

2. Satisfação Garantida

Do Tony Hsieh da Zappos, empresa que vende sapatos pela internet e que surgiu depois de uma falência dele em outra empresa. O foco do livro não é ensinar a empreender, mas sim como encantar os seus clientes de forma contagiante. A passagem que mais me chamou a atenção no livro é que existem clientes da Zappos que ligam para lá para pedir indicação de boas pizzarias para os atendentes. Um caso incrível de ligação entre cliente e fornecedor como nunca vi.

3. A Startup Enxuta

O termo Lean Startup ou Startup Enxuta já está batido para quem acompanha de perto a evolução do empreendedorismo no Brasil, mas vale a leitura, principalmente para aqueles que nunca ouviram falar neste termo. Este é um tema muito importante no cenário nacional porque eu ainda vejo muito empreendedor demorando seis meses ou até um ano para testar uma hipótese de negócio. O livro irá expor conceitos bem importante sobre criação de empresas enxutas que fazem o fluxo de caixa funcionar para crescer de forma incremental.

4. Faça como Steve Jobs

Todo empreendedor deve aprender a falar bem e fazer boas apresentações de seus produtos e serviços e este livro é uma pequena bíblia sobre como se apresentar utilizando recursos que Steve Jobs, o rei das apresentações, utilizava. Ele dá vários insights sobre como melhorar a comunicação um a um bem como a coletiva, aquela onde você realiza palestras perante um número determinado de pessoas. Imprescindível para quem é da área comercial e de comunicação das empresas.
5. As estratégias do Oceano Azul
Livro excelente para quem deseja se posicionar de forma diferente no mercado como, por exemplo, o Cirque du Soleil. O livro traz estudos de casos e ensina quem precisa aprender sobre administração de empresas e posicionamento de marca, como agregar valor ao seu produto ao mesmo tempo que diminui os custos operacionais e aumenta o lucro. É ideal para quem já tem a própria empresa, seja de produto ou serviço, e precisa posicioná-la melhor no mercado.

6. Você está Louco

Ricardo Semler, autor deste livro, é o cara e mostra através da sua história empreendedora como se faz tudo diferente do “mercado” e mesmo assim assume a liderança dele. Desde o início da sua carreira empreendedora Semler já sabia que fazer as coisas “diferente” era a “diferença” e neste livro que conta mais um pouco da sua história à frente das suas empresas, é possível verificar e validar que fazer as coisas do mesmo jeito que já estão sendo feitas não é o caminho. A nova geração de empreendedores precisa mesmo ler este livro.

7. Começando com o pé direito

Quem nunca quis inciar uma entrevista ou uma apresentação da melhor forma? Ou então começar uma “paquera” do jeito certo? Para quem adora “linhagem corporal” como eu, esse livro é uma excelente oportunidade para “começar com o pé direito” e não só posicionar o seu corpo da melhor forma em várias situações como também aprender a ler o corpo das outras pessoas. Ter esse tipo de conhecimento é um bônus para quem trabalha com vendas ou recursos humanos. Se não gostar da área, ao menos experimente a leitura, pois será bem valiosa.

8. O melhor vendedor do mundo

Ler, reler e ler mais uma vez este livro que é de uma simplicidade magnífica. Quando peguei esse livro nas mãos imaginei que pudesse ser mais uma dessas bíblias de venda, cheias de termos técnicos. Pois bem, é uma bíblia de vendas, mas uma bíblia bem pequena e simples de ler sobre como fazer do amor, respeito, humildade, perseverança, entre outras virtudes, as principais ferramentas do melhor vendedor do mundo. Se você precisa de apoio na área de vendas, este livro pode lhe dar “três” empurrões em direção às tuas metas.

9. Transformando suor em ouro

Bernardinho já virou o mestre dos técnicos de vôlei e não é à toa, pois sua maneira de liderar é de longe, a melhor que já vi ou li. Ele se aproxima dos seus jogadores e joga junto com eles. Ele não fica assistindo ao jogo de camarote apenas mexendo as peças no tabuleiro. Ele participa e transforma suor em ouro como diz o título deste magnífico livro sobre liderança nos tempos atuais. Vale à pena para gerentes, líderes e gestores em geral.

10. Santos Dumont: bandeirante dos ares e das eras

Sendo brasileiro e empreendedor, não dá para falar do assunto sem citar Santos Dumont. Nesta biografia que conta a história do bandeirante dos ares, você vai se divertir um monte com as loucuras que Monsieur Dumont fez na França e as suas invenções até chegar no avião. Empolgante e vibrante, o livro me fez ter mais admiração ainda por Santos Dumont, mas principalmente me fez admirar seu pai que deu-lhe uma oportunidade que todo pai gostaria de dar ao seu filho. Excelente livro para ler na cama e sonhar voando.
FONTE: insistimento



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