quarta-feira, outubro 2

COMO SER UM EXECUTIVO DE SUCESSO ... EIS A QUESTÃO!

Ser ou não ser, eis a questão: Com o aumento no número de demissões, como ser um executivo de sucesso e de destacar no mercado de trabalho?


Uma pesquisa divulgada recentemente pela consultoria de recolocação profissional e carreira Lens & Minarelli mostra que nos últimos anos houve um aumento no número de executivos demitidos por causa de baixo desempenho. Segundo os gestores de RH, entre 2010 e 2012, os desligamentos passaram de 34% para 65%. Para a consultoria, esse cenário é consequência de um ambiente econômico de maior pressão por resultados por parte das empresas, decorrente da desaceleração econômica no Brasil. Entre os executivos demitidos que participaram da pesquisa, 52% já haviam sido dispensados mais de uma vez, número que passou da metade pela primeira vez em relação a 2010 e 2005, quando ficava na casa dos 40%.


Esse dado alarmante mostra a dificuldade que executivos estão tendo para superar as expectativas e melhorar as relações de trabalho. A zona de conforto, atrelada à falta de feedback e aos altos níveis de estresse, está fazendo com que esses profissionais deixem a desejar e, mesmo exercendo cargos altos em uma organização, eles ficam na linha de tiro caso não atendam as exigências da empresa.  

Tal pressão está fazendo com que os executivos avaliem sua função e as vezes se sintam aliviados com a demissão. De acordo com Mariá Giuliese, diretora executiva da Lens & Minarelli, "a crescente pressão sobre os executivos na busca por resultados imposta por matrizes e acionistas tem levado a um processo de excessivo desgaste fazendo com que esses executivos, em sua grande maioria, se sintam aliviados com a demissão". Os dados indicam que essa sensação vem crescendo nos últimos anos, sendo 33% em 2005, 47% em 2010 e 51% em 2012.

Para não fazer parte dessa estatística, o executivo deve estar atento a alguns detalhes e tratar suas metas de forma realista, expondo o seu ponto de vista. Para a sócia-fundadora da consultoria executiva Unique Group, Alexia Franco, a melhor forma de atender às expectativas é ser coerente e transparente com o que pode ser feito, sem criar uma expectativa muito alta. "Como o Brasil passou a ser mais representativo em muitas operações de multinacionais, isso tem sido também um aprendizado para o profissional brasileiro, que precisa trabalhar essa expectativa de forma mais realista. As empresas precisam prestar contas para os acionistas e, dessa forma, será melhor o desempenho do negócio dentro de uma realidade mais conservadora", diz.

A experiência e o conhecimento dos processos são algumas das características dos bons executivos, porém as organizações esperam que ele esteja em linha com a cultura da empresa e que possa gerar resultados. Outro fator relevante é que, além de atender a essas demandas, o executivo deve se renovar constantemente. "Conhecer a empresa e sua cultura, ter o histórico, saber o que funciona ou não para aquele mercado, são qualidades que um executivo experiente tem.  Mas se o profissional não se atualiza ou muitas vezes não arrisca em algo novo pode ficar para trás e isso se reverter negativamente frente à competitividade do mercado. Portanto, temos os dois lados da moeda", relata Alexia.

Para ser um executivo de sucesso não existe uma receita pronta, mas habilidades e competências desenvolvidas no dia a dia podem contribuir para alcançar o sucesso dentro da organização. Conheça algumas dicas que podem ajudar esse profissional a se destacar no mercado de trabalho:

Amplie seus conhecimentos
Profissional que não se recicla está fadado a estacionar na carreira, até mesmo o executivo. Buscar novos conhecimentos ou uma visão diferente às atividades já executadas pode trazer benefícios para os processos de gestão, e consequentemente uma melhora nos resultados e no desempenho.

Prepare-se para o novo
Estar preparado para as novas tendências de mercado também é um diferencial. Mais do que bem informado, conseguir prever o melhor rumo a seguir pode fazer toda a diferença no momento de traçar metas para o negócio.

Aprenda a desenvolver
Executivo não trabalha e nem dá resultados sozinho. Seu desempenho também está ligado à equipe que lidera. Saber desenvolvê-la corretamente reflete positivamente na gestão de um executivo. Uma comunicação clara, objetiva e transparente contribui para uma equipe eficiente. 

Administre seu tempo e diminua o estresse
Muitos executivos reclamam da falta de tempo. Mas será que ele está o administrando corretamente? Incluir no dia a dia uma rotina bem planejada, cumprindo horários e tarefas contribuem para a diminuição do estresse. Apesar da pressão sofrida para se atingir metas, busque atividades que diminua os seus níveis de estresse.  

Questione-se sempre
O autoconhecimento é uma das ferramentas mais eficazes para analisar uma situação e melhorar o desempenho. Questionar-se sobre uma determinada ação e se ela trará o resultado desejado pode melhorar o entendimento de eu todo. Isso pode contribuir para a criação de alternativas que podem complementar a gestão e torná-la mais produtiva.

Reflita
Apaixone-se pelo que faz todos os dias. O executivo deve ter em mente sua importância para a empresa e o negócio e, como pode contribuir para que suas ações sejam produtivas para ambos os lados. Reflita se suas ações realmente estão correspondendo às expectativas, se não tente mudá-las para melhor. 

FONTE: RevistaMelhor

Nenhum comentário:

Postar um comentário