sexta-feira, outubro 4

Como convencer seu chefe a investir em Marketing de Conteúdo


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É essencial que sua empresa, independente do tamanho e da área de atuação, tenha um site ou blog para marcar presença na web, não é mesmo? E com uma concorrência cada vez maior pela atenção dos internautas nas redes sociais e portais de notícias, desenvolver uma estratégia de marketing eficaz é fundamental para que seu site e blog estejam bem posicionados e tenham uma boa quantidade de acessos.
Mas em um cenário tão disputado, como é possível convencer seu chefe a investir em marketing? Para fugir de explicações subjetivas e recheadas de termos técnicos e dos retornos intangíveis e impossíveis de se mensurar, a melhor solução pode estar no marketing de conteúdo. Isso é, resumindo em poucas palavras, oferecer conteúdo relevante e de alto valor para atrair, cativar e fidelizar seu público.
A tarefa de explicar para seu chefe as vantagens de investir em conteúdo ficará muito mais fácil quando você conseguir apresentar com clareza alguns benefícios como aumento das vendas, custos reduzidos e melhor percepção da marca.
Por isso, confira cinco motivos que poderão convencer seu chefe a investir em conteúdo:

Torne sua empresa uma referência

Milhões de pessoas recorrem à internet todos os dias para buscar informações sobre produtos e serviços que desejam ou necessitam. Nesse grande número diário de buscas realizadas, quantos potenciais clientes podem esbarrar no site ou blog da sua empresa?
Para atrair e conquistar os leitores, é necessário produzir conteúdo de qualidade, inovador e que desperte a atenção, além do desenvolvimento de uma boa estratégia de posicionamento dos seus canais de comunicação como, por exemplo, as redes sociais.
Apesar de exigir um longo caminho a ser percorrido, as empresas que se tornam autoridade em seu segmento possuem recompensas imensuráveis, tendo em vista que se colocam numa posição privilegiada em relação a seus concorrentes.

Atraia, engaje e fidelize seus clientes

Além de atrair potenciais clientes para conhecerem seus produtos e serviços, uma boa estratégia de marketing de conteúdo irá incentivar o engajamento dos consumidores, especialmente após a venda. Uma fabricante de automóveis, por exemplo, pode postar um artigo ou enviar uma newsletter com dicas sobre manutenção de carro e utilização de acessórios, convidando seus clientes para interagir e comprar produtos e serviços adicionais.
Clientes que já compraram da sua empresa e permanecem ligados ao conteúdo que você produz se tornam mais fiéis, ajudam a melhorar a percepção da marca e colaboram na divulgação dos produtos e serviços.
Copyright: Tomnamon / Shutterstock
Copyright: Tomnamon / Shutterstock

Ajude a aumentar as vendas

Se os dois motivos acima ainda não foram suficientes para convencer seu chefe, o próximo é imbatível! Um dos argumentos fundamentais para despertar o interesse da direção da empresa para uma nova proposta é a possibilidade de um bom retorno sobre o investimento.
O marketing de conteúdo atrai potenciais consumidores para seu site, em busca de informação qualificada e atualizada. Ao oferecer essas informações, sua empresa pode gerar leads, ou seja, qualificar o contato de um internauta que passou pelo seu site ou blog. A geração de leads permite que a equipe de vendas atue sobre um público selecionado, segmentado e interessado, trazendo retornos mais expressivos.
Lembre-se que a geração de leads só será eficaz caso a empresa conheça o perfil de seus potenciais clientes e promova seu conteúdo em redes sociais e outros canais para tornar o material oferecido conhecido pelos internautas.

Menores investimentos

A utilização de uma boa estratégia de marketing de conteúdo pode trazer, ainda, grandes vantagens de custo em relação a outras técnicas. Os recursos necessários para implantar uma estratégia de marketing de conteúdo são mais baixos em relação a gastos com campanhas de publicidade online, impressa ou na TV.
De acordo a Hubspot, empresa referência em inbound marketing no mundo, os custos por cliente potencial gerado por essa ferramenta são 62% menores em relação a outras mais tradicionais.
Além disso, campanhas pagas na TV e na web possuem efeitos passageiros e limitados ao período de veiculação, ao passo que o marketing de conteúdo, que trabalha com conteúdo perene, disponibiliza as informações para consulta na web pelo tempo que for necessário.

Saiba qual o retorno da sua estratégia

O esforço de convencer seu chefe sobre todos esses benefícios não será recompensado caso você não consiga responder, posteriormente, se os investimentos em conteúdo estão efetivamente trazendo retornos para a empresa. Afinal, somente com resultados claros será possível avaliar se a estratégia realmente funciona.
O Content Marketing Institute divide as métricas usadas para o marketing de conteúdo no mercado em quatro grandes grupos.
  • Audiência (visualizações de uma página, post, vídeo, etc.);
  • Engajamento (comentários, compartilhamentos, visitas por usuário, assinatura de newsletters, etc.);
  • Geração de leads (pessoas que fornecem seus dados em troca de informações, podendo se tornar clientes);
  • Vendas (clientes que compraram logo após interagir com o conteúdo).
Utilizando boas ferramentas para análise de resultados, é possível levantar informações valiosas para que a empresa avalie se a estratégia de marketing de conteúdo é eficaz. Mas lembre-se, para medir é necessário saber quais métricas se aplicam, quais são mais relevantes para o negócio e quais objetivos foram traçados no início do trabalho de produção do conteúdo.
Nem sempre é fácil conseguir convencer a diretoria da empresa a investir em marketing de conteúdo, mas esses argumentos acima com certeza irão ajudar. Sua empresa já trabalha com marketing de conteúdo? Como você convenceu seu chefe?
 (Imagem em destaque por Denis Cristo / Shutterstock)
FONTE: marketingdeconteudo

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