sexta-feira, outubro 4

Como alguns executivos de sucesso contratam

Ninguém discorda de que quem faz o sucesso de uma companhia são as pessoas. Por isso, saber atrair e selecionar talentos é essencial para uma empresa se destacar no mercado.
Uma nova ferramenta do LinkedIn, chamada  "How I Hire" (como eu contrato), revela o que pessoas bem sucedidas nos negócios - as que estão no grupo de "influenciadores" da rede social - fazem para formar suas equipes.
Veja como alguns deles contratam: 

9º: Jack Welch
Jack Welch
Jack Welch, ex-presidente da GE e um dos maiores gurus de negócios da atualidade, diz que, para ser contratado, o candidato não pode deixar de ter duas qualidades: integridade e QI. Ambas, segundo ele, "são essenciais para qualquer organização vencedora e não podem ser treinadas em uma pessoa".
Em seguida, ele segue um raciocínio que chama de "os quatro 'E's e um 'P'" para definir cinco características que alguém deveria ter para ser selecionado por ele. O primeiro 'E' é de energy (energia): "Toda pessoa que você contrata (...) deve ser cheia de vitalidade e intesidade, apta a ir distante, não só no deadline ou durante uma crise, mas no dia a dia", diz.
O segundo 'E' é de energize (energizar os outros). "Procurar candidatos que transpiram positividade e agitam os outros à ação. Tal dinamismo é contagiante", escreveu. A terceira palavra é edge (afiar), o que Jack Welch define como a capacidade de decidir pelo sim ou pelo não. "Quando você está contratando, peça aos candidatos para descrever como eles têm tomado decisão - e o quão rápido eles fazem isso.
O quarto 'E' é de execution (execução), que diz respeito à capacidade de realizar as coisas. "Muitas pessoas são inteligentes ou são boas executoras - você tem que encontrar as que são as duas coisas". 
Por fim, o 'P' vem de passion (paixão). "Pessoas apaixonadas se dedicam a detalhes, elas são curiosas, elas cuidam. E não há nada melhor do que contratar pessoas que são apaixonadas por... bem, por pessoas. Aqui é onde poderosamente o jogo de mudança da qualidade vem". 

O magnata britânico Richard Branson

Richard Branson

De acordo com o fundador do Grupo Virgin,Richard Branson, a primeira coisa que um recrutador deve observar antes de contratar é se a pessoa se encaixa na cultura da companhia. "Muitas habilidades podem ser aprendidas, mas é difícil treinar pessoas na sua personalidade. Se você pode encontrar pessoas que são divertidas, amigas, se importam e amam ajudar os outros, você está com um vencedor", escreveu ele.  
Branson diz que "personalidade é chave". Mas, segundo ele, nem sempre essa característica pode ser descoberta na entrevista, já que há pessoas tímidas. A saída, então, é confiar na capacidade de julgamento de quem está fazendo a seleção.
Porém, ele afirma que é saudável correr riscos. "Alguém que pensa diferente pode ajudar a ver problemas e oportunidades e inspirar energia criativa dentro de um grupo. Algumas das melhores pessoas que nós já contratamos, a princípio não pareciam se encaixar, mas provaram ser indispensáveis com o tempo".
Branson também diz que a pessoa certa para um determinado cargo pode estar dentro da empresa, porque já conhece o negócio; ou pode vir de fora, trazendo "ideias frescas". 

Sallie Krawcheck, ex-diretora do Merrill Lynch e do Smith Barney

Sallie Krawcheck

Investidora, Sallie Krawcheck já foi diretora do Merrill Lynch e do Smith Barney. Ela diz que, ao contrário do que se espera, não trabalha para colocar a melhor pessoa em uma vaga. "Em vez disso, eu procuro colocar o melhor time junto... e pode ser um exercício muito diferente", afirma. Para fazer isso, ela diz que observa a dinâmica de um time de basquete. 
"Uma grande diversidade de pensamentos, perspectivas e experiências tem se mostrado eficiente para conduzir grandes inovações e resultados financeiros superiores. Então, quando eu procuro por um time de administração, eu tento evitar a contratação de todos os 'armadores'", diz em referência ao basquete. 
Para isso, Beth diz que procura por pessoas que a deixem desconfortáveis, que sejam diferentes, que tenham outros pensamentos e áreas de conhecimento diferentes das dela. "Eu procuro pessoas com quem eu aprenda na entrevista", completa. 

Naomi Simson, fundadora da escola infantil de língua inglesa RedBalloon

Naomi Simson

Naomi Simson, fundadora da escola infantil de língua inglesa RedBalloon, diz que a pessoa mais difícil de contratar foi aquela que iria substituir ela mesma no comando da startup que se tornou uma rede internacional.  
Com a experiência, ela diz que aprendeu que "contratar é absolutamente uma via de mão dupla - o processo de recrutamento é tanto sobre o candidato começar a conhecer o RedBaloon quanto sobre nós começarmos a conhecê-lo".
Segundo ela, a resposta decisiva, que fez com que ela chegasse à pessoa certa para o emprego foi a da pergunta "Para quem eu quero trabalhar?". Foi aí que ela descobriu que Kristie Buchanan, atual presidente da companhia, compartilhava da mesma visão e tinha valores alinhados com os dela. 

Lex Fenwick, presidente da Dow Jones

Lex Fenwick

Lex Fenwick é presidente da editora financeira Dow Jones, a qual pertence o The Wall Street Jornal. Para ele, currículos querem dizer pouca coisa. Isso porque foram elaborados por uma pessoa para falar sobre ela mesma. 
"O candidato 'bom no papel' raramente são os certos para se encaixar no emprego. Encontre ótimos talentos primeiro, contrate-os, e então coloque-os em um trabalho em você acredita que eles vão prosperar. No final, é o seu trabalho como checar se vocês está encontrando as pessoas certas o tempo todo, não somente quando você está contratando. Você deve aumentar o seu network ativamente, então, quando é hora de contratar, você está um passo à frente", escreveu ele. 
Fenwick diz ainda que é de vital importância contratar alguém que traga algo de novo para o cargo. "Eles precisam conduzi-lo de forma diferente, trazer uma perspectiva fresca e, o mais importante, estar prontos para tentar coisas 'impossíveis' que ninguém mais tentará".  Ele também afirma que esse tipo de candidato é reconhecido logo de cara. "eles terão que vir ao primeiro encontro com novas ideias para compartilhar". 

FONTE: exame.abril

Nenhum comentário:

Postar um comentário