quinta-feira, outubro 17

7 dicas para não ficar sem assunto em seu blog

inspiração

Ter um conteúdo de qualidade e sempre atual em seu blog é essencial para que as visitas continuem crescendo e para conquistar novos leitores. Com um conteúdo diferenciado, você também fidelizará os leitores antigos, que passarão a ver seu blog como provedor de informação de qualidade. O crescimento das visitas acompanha a chegada de leads e, consequentemente, vendas! Mas como manter o alto padrão dos textos e sempre ter assuntos interessantes para falar sobre?
Elaboramos algumas dicas para te ajudar nesta missão, mas não pense que será uma tarefa simples! Ter conteúdo relevante vai depender da sua sede por conhecimento.

Saiba quais os assuntos estão em alta em seu ramo de atividade

O seu leitor procura um tipo de conhecimento específico no seu blog. Podem ser notícias, artigos gerais ou especializados, tutoriais ou dicas, por isso, para produzir sempre o conteúdo que seu público deseja, fique atento a todas as novidades da sua área de atuação ou de segmentos relevantes. Acompanhe seu mercado, identifique as tendências e temas do momento e utilize as novidades nas pautas. Uma excelente maneira de ficar sempre ligado é acompanhar os veículos que são referências na sua área e aprender com eles, pois assim você poderá se tornar uma delas. Outra forma de não perder nada é seguir blogs e perfis sociais de empresas estrangeiras (o mercado americano é um bom exemplo) e com isso ficar sabendo das novidades antes do mercado local.

Saia da frente do computador!

Eventos do setor são ótimos para te manter informado, descobrir novos assuntos e conhecer pessoas. Procure participar de alguns, desta forma você conseguirá diversificar um pouco mais o formato do seu conteúdo, produzindo material como um vídeo, uma entrevista ou uma galeria de fotos para complementar as informações.
Além disso, não fique restrito apenas ao ambiente de trabalho. Dar uma volta, ver um filme ou sair com amigos podem trazer de volta a inspiração que andava perdida. Conhecer novos lugares e pessoas, discutir temas diversificados e escutar opiniões com pontos de vistas diferentes do seu podem ajudar na inspiração.

Converse com a sua equipe

Além de você, as pessoas que trabalham na sua empresa também vivem a sua área de negócios o tempo todo. Por isso eles podem ter informações interessantes sobre o assunto, podem dar sugestões de pautas a serem trabalhadas, ter fontes para indicar e até visões diferentes sobre um determinado assunto. A equipe de atendimento ao cliente, por exemplo, está sempre em contato com os clientes e pode te passar um feedback das principais dúvidas, problemas e sugestões que eles têm. Assim você poderá criar conteúdo de acordo com as necessidades e interesses de seus clientes e, possivelmente, clientes em potencial (com perfil similar).
Copyright:  Milos Dizajn / Shutterstock
            Copyright: Milos Dizajn / Shutterstock
Assim como a área de SAC, os demais setores também podem ter muito a compartilhar. Uma vez por mês, pelo menos, procure se reunir com responsáveis de cada área para uma sessão de brainstorming! Você vai se surpreender com a quantidade de pautas novas e relevantes que surgirão.

Visite fóruns de discussão

Ler notícias e artigos sobre o setor é essencial, mas em alguns casos, para enriquecer ainda mais seus textos, será necessário ir além. Os grupos de discussão na internet podem colaborar muito, pois lá você encontrará pessoas tão interessadas na sua área como você. Além disso, geralmente nos deparamos com várias recomendações e links interessantes que podem ajudar na geração de pautas.
Além de ter novas ideias, é possível incrementar a discussão com materiais do seu próprio blog, incentivando novas discussões e ainda divulgando seus textos. Quem sabe você não consegue um feedback do seu material?

Leia e responda os comentários do seu blog

Quando seu blog já tiver um pouco mais de tempo de estrada, os leitores começarão a fazer comentários nos posts. Essas informações são extremamente úteis, pois são um feedback direto sobre o conteúdo abordado. Se os leitores perguntarem sobre o conteúdo, mesmo após a leitura, talvez seja um sinal de que é preciso ser mais didático na escrita.
Se você compartilha esses textos nas redes sociais, fique atento também aos comentários que chegam por lá. Por ser mais ágil, as respostas no Facebook e Twitter dirão em minutos se você acertou na mão ou não. Responder sempre os comentários mostra para seus leitores que a empresa está atenta ao que ele tem para dizer, criando vínculo e engajamento.

Recicle conteúdo antigo

Alguns assuntos que já foram tratados anteriormente no blog podem ter repercussão se debatidos novamente. Um tutorial pode voltar a ser relevante, caso haja alguma novidade na maneira como ele era realizado. Artigos sobre SEO, por exemplo, podem ser atualizados com novas informações ou gerar novas pautas com conteúdo atual. Fique atento também aos posts que mais tiveram audiência, é um bom parâmetro para determinar quais temas fazem mais sucesso com seu público e pode te guiar na formulação de novas pautas.

Datas comemorativas = conteúdo pertinente

Fique atento ao calendário e às datas comemorativas, feriados e dias especiais, pois podem render bastante assunto. Foque nas que são pertinentes ao seu público e que podem ser conectadas com temas do setor. As comemorações mais gerais, como Natal e Ano Novo, podem ser uma fonte de inspiração para textos fora do padrão, como dicas para aquecer os negócios nos próximos anos, lista de filmes, presentes para executivos, entre outras possibilidades.
Quando faltar ideias para novas pautas, não se preocupe! Muitas vezes as melhores ideias aparecem quando não estamos pensando no trabalho, seja no banho, ou na academia. Caso não consiga inspiração nas dicas acima, seja paciente pois todo mundo passa por dias assim. Caso tenha alguma outra sugestão, compartilhe nos comentários!
 (Imagem destacada por:  Dooder / Shutterstock)

FONTE: marketingdeconteudo

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