sexta-feira, outubro 18

4 razões para você não se preocupar com críticas negativas


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Ao ler o título, você provavelmente pensou: “Esse cara é doido.” Mas repito: receber críticas e comentários ruins é muito vantajoso. Você nunca deixará de passar por isso, afinal não é possível agradar a todos. Então devemos sempre pensar na rejeição como uma ferramenta para melhorar nosso trabalho.
Aqui estão quatro razões de por que você pode considerar críticas ruins como algo muito bom para você.

 1. Críticas ruins lhe ensinam a lidar com críticas

Um cliente não gostou de seu produto e postou uma crítica em uma comunidade de discussão. Enquanto lia aquilo, seu sangue ferveu e você queria responder aquele comentário à altura. Mas isso seria muito, muito ruim. Ao receber diversas críticas, você aprende a lidar com elas e a responder de uma forma positiva para sua empresa. Então, você não irá xingar um cliente, tentará entender o por que ele não ficou satisfeito e irá procurar uma forma de resolver o problema.

2. Críticas ruins te ajudam a melhorar

Pense nas críticas como um caminho para seu sucesso. Todos aqueles comentários ruins estão te apontando o que deve ser alterado, o que não está agradando seu público. Todos eles somam algo ao seu produto. Por exemplo, aquele biscoito novo sabor banana com canela que sua empresa lançou recebeu críticas de que ele não tinha gosto nenhum de banana. Pronto, você já sabe aonde mudar a fórmula para agradar seu público. Ou então, muitos clientes estão reclamando que o atendimento do seu suporte não responde as perguntas com eficiência. Agora você já sabe em que treinamento investir. Todo comentário negativo te deixa mais próximo de elogios, afinal, ao cortar o que existe de ruim em seu trabalho, você atingirá um nível de qualidade muito superior.

3. Críticas ruins podem chamar a atenção

Rebecca Black: Muitos dislikes, mas muito mais visualizações.
A pergunta é simples: a música “Friday”, de Rebecca Black se tornou um hit do Youtube com mais 167 milhões visualizações. Ela foi amplamente criticada e era divulgada em blogs e comunidades como uma das piores produções da humanidade. Mas dentre esses 167 milhões de visualizações, ninguém gostou do trabalho dela? Simon Cowell, um dos maiores produtores musicais do mundo chamou a artista de “Brilhante”. Então, comentários negativos podem ter uma repercussão imensa, serem vistas por inúmeras pessoas e ainda serem muito positivos para você.

4. Críticas trazem uma boa reputação

Se você soube como tratar bem um cliente que te criticou negativamente e resolveu o problema dele, provavelmente você conquistou a confiança daquele consumidor. Com isso, você poderá ter um consumidor fiel, que sempre comprará de sua marca e, acima disso, terá alguém que irá defender sua empresa em novos problemas. Por exemplo, um cliente comprou uma máquina com defeito e foi para Internet distribuir comentários maliciosos sobre seu negócio. Você, ao ver aquilo, convidou o cliente para uma conversa e ofereceu uma solução que o cativou. Ele, satisfeito por ter tido seu problema resolvido, voltou à Internet, mas dessa vez para elogiar seu trabalho e a atenção que sua empresa teve com ele e seu problema. Esse depoimento dele irá despertar a confiança de novos clientes que se sentirão seguros por saberem que caso ocorra algo errado, sua empresa irá tentar resolver o problema. O mesmo cliente também irá se manifestar quando pessoas vierem com críticas negativas, expondo como foi a experiência dele.
Falhar e receber críticas ruins fazem parte do trabalho de todos nós. Jonathan Mildenhall, vice-presidente de Estratégia Mundial de Publicidade e Excelência Criativa da Coca-Cola, diz que “se você não tem espaço para falhar, você não tem espaço para crescer.” Abrace as críticas e comentários negativos como algo que te ajuda a crescer e se destacar da concorrência.
 (Imagem em destaque por: Nickylarson974 / Shutterstock)

FONTE: marketingdeconteudo

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