segunda-feira, outubro 21

3 dicas de como reaproveitar livros velhos



O CicloVivo separou algumas ideias criativas para transformar livros em algo novo. Assim, as obras que estão apenas ocupando lugares nos armários e prateleiras, servindo apenas para juntar pó, ganham serventia novamente.

Se os livros estiverem em boas condições considere emprestá-los aos amigos, ou trocar em sites como o Skoob, que criou uma área somente para trocas . Você pode também doar seus livros para sebos, escolas e bibliotecas comunitárias.

Caso você não queira desapegar de seus livros, você pode organizá-los de uma nova forma para que ganhem uma nova utilidade no ambiente, ou reutilizá-los de outra forma. Separamos três dicas:

1 – Criado Mudo

Se a ideia é preservar todos os livros, intactos, a dica é empilhar livros para fazer um criado mudo. Para esta transformação, basta ter um pouco de criatividade e dispor os livros da maneira que desejar.


Para fazer as prateleiras do criado mudo pode ser usada uma gaveta velha, pedaços de madeira ou somente livros e aparadores, para moldar as estantes. Use um cinto antigo para fixa-los. A criação dá um ar descontraído ao ambiente.

2 – Estante de livro invisível

Se você quer se desfazer de alguns livros, mas manter outros, você pode fazer uma estante invisível. Para isso é necessário apenas parafusar uma cantoneira em “L” na parede (dependendo da largura do perfil e do livro você terá que colocar mais de um). Depois é só colocar fita dupla face no perfil e fixar a metade de um livro que não tenha mais serventia e depois fechá-lo, escondendo assim o perfil. A empresa Umbra vende diversos suportes deste tipo online. Os livros acima destes ficam intactos.

Foto: Umbra/Amazon

3 – Envelopes

Se você não tem a ideia de preservar o livro, as páginas podem ser usadas para fazer envelopes. É possível fazer envelopes de diversos tamanhos. A técnica ensinada abaixo é tão simples, que até mesmo crianças de cinco anos podem fazer. Usar um envelope feito à mão é a maneira perfeita de enviar uma carta.


Caso seu livro não tenha as condições necessárias e não for recuperável recicle-o.


FONTE: CicloVivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário