quinta-feira, julho 4

UMA MARCA SIMBOLIZA ALGO. ENTENDA O QUE É UMA MARCA



Toda marca se fortalece na medida em que é associada de forma consistente a um conceito. A marca deve simbolizar algo. O grande desafio é criar essa associação. Muitas empresas não definem claramente o conceito que cada marca deve representar ou não verificam se ele é valorizado por seu público, o que dificulta que tenham seus produtos mais valorizados.

Uma das técnicas mais usadas para transmitir um conceito é contar uma história. Desde as primeiras civilizações, mitos e narrativas importantes já eram transmitidas através de gerações em histórias cativantes, cheias de imagens e metáforas. Os melhores professores deixam claros os conceitos ensinados ilustrando-os através de histórias. Palestrantes marcam suas apresentações com histórias ilustrativas. As passagens mais importantes da nossa vida, os melhores filmes, os melhores romances – são boas histórias.

As empresas devem se utilizar dessa técnica para tornar mais fácil e simples a criação de associações com a marca, mostrando sua essência, sua identidade. Muitas marcas licenciadas já contam com essa vantagem: já fazem parte de uma narrativa. O conhecimento das histórias das quais os personagens licenciados fazem parte dá subsídios para sua melhor compreensão e, conseqüentemente, para o uso coerente nos produtos.

Os personagens licenciados não são simples desenhos. Estão vivos na nossa mente porque têm personalidade, interagem com outros personagens, atuam em um cenário e se envolvem em conflitos que se resolvem ao longo de uma história. Com isso, um conceito importante é associado a cada personagem. É o que ele representa.

Se essa associação é utilizada de forma inteligente pela empresa licenciada, aplicando o personagem ou a marca a um produto adequado, voltado ao público certo, as chances de sucesso comercial são multiplicadas.

As empresas podem ilustrar o conceito principal associado às suas marcas contando uma história fictícia, fantasiosa, ou contando a história da empresa. Neste caso, devem ser destacadas as passagens mais marcantes. A origem e a evolução da empresa influenciam seu caráter. Ao contar sua história, devem-se valorizar os aspectos emocionais que motivaram sua criação, as dificuldades do início, a mudança que provocou na vida de outras pessoas e a contribuição que os produtos dão ao público. Não se deve esquecer de mostrar a perspectiva de futuro, o que ainda se deseja construir. Com isso, a marca será muito melhor compreendida, juntamente com seu universo simbólico e imaginário.

Utilizar mistério (atributos da marca que serão revelados aos poucos), sensibilidade/sensualidade (representando a satisfação que será gerada ao consumidor) e intimidade (mostrando os valores e princípios da marca) ajudam a tornar a história mais efetiva. O objetivo é fazer o consumidor “se apaixonar” pela marca, reconhecendo-a de forma extremamente positiva.

Uma história não só entretêm, mas ajuda a conectar as pessoas. Assim, mãos à obra. Conte sua história...


FONTE: administradores

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