terça-feira, julho 2

RNP SELECIONA INSTITUIÇÕES PARA PARTICIPAR NO PILOTO DO PROJETO SCIENCE DMZ



A RNP - REDE NACIONAL DE ENSINO E PESQUISA, lançou uma chamada para selecionar quatro instituições voluntárias para participar do piloto de testes do modelo Science DMZ, ou “Zona Desmilitarizada Científica.” Esse modelo consiste na criação de um ambiente de rede otimizado para a transferência de dados com alto desempenho, voltado para aplicações científicas. O objetivo é instrumentar os campi selecionados para melhor atender as demandas de transferências de dados de laboratórios de pesquisa.
As instituições interessadas têm até o dia 22/7 para submeter propostas, que devem ser enviadas através do formulário de submissão de propostas. Para participar, a instituição precisa ter acesso à rede da RNP com capacidade agregada de, no mínimo, 1Gb/s, além de outros requisitos.
O protótipo Science DMZ está sendo desenvolvido pelo grupo da professora e doutora Tereza Cristina Melo Carvalho, da Universidade de São Paulo (USP), pesquisadora do Laboratório de Arquitetura de Redes de Computadores (LARC), selecionado em março através de edital publicado no site da RNP. O LARC será responsável pela definição, configuração e implantação dos equipamentos necessários para a arquitetura Science DMZ, incluindo servidores Data Transfer Node (DTN) e ferramentas de monitoramento de rede perfSONAR.
“Estar preparado para realizar grandes transferências de dados na era do ’Big Data‘ pode incentivar um aumento na participação em projetos, publicações e atividades de pesquisa da instituição. Também é importante ressaltar que esta é a primeira chamada que realizamos voltada para gestores de TI do campus, em vez de pesquisadores”, afirma o gerente de Comunidades e Aplicações Avançadas da RNP, Leandro Ciuffo.
Ao implantar a arquitetura Science DMZ, os campi contemplados poderão melhorar o nível de serviço para seus clientes com demandas diferenciadas de rede, como pesquisadores que necessitam transferir grande volume de dados para longas distâncias com alto desempenho, aproveitamento melhor os recursos oferecidos pelas redes acadêmicas.

FONTE: RNP

Nenhum comentário:

Postar um comentário