sábado, julho 6

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO É DIFERENTE DE PLANEJAR PROJETOS



Não é segredo para ninguém que o profissional de planejamento estratégico digital é uma das mais novas profissões que o crescimento da internet como negócios “criou”.

Não é segredo para ninguém que o profissional de planejamento estratégico digital é uma das mais novas profissões que o crescimento da internet como negócios “criou”. No começo, profissionais de planejamento offline migraram para o digital e trouxeram as metodologias de uma área para outra. 

Nada mais natural acontecera uma área nova sem nenhum histórico no Brasil. Comigo aconteceu isso e imagino que com muitos outros também há cerca de 5 ou 6 anos; porém hoje, já vemos pessoas dentro de agência que cresceram no digital e por lá permanecem.

Esse efeito tem apresentado coisas boas e ruins. Na minha opinião, uma ruim é que o processo de planejamento digital não tem um parâmetro, não tem uma linha-mestra o que faz com que cada agência e cada profissional, adote um. Em muitos casos um processo de um profissional é totalmente diferente da agência que ele trabalha o que causa um período maior de adaptação. 

Ok, eu mesmo defendo que não existe um modelo único e falo para os alunos na pós que eu tenho o meu modelo, mas existem outros. Cada um tem o seu e vai demorar um pouco para ter um processo padrão para as agências. 

O que me deixa um pouco preocupado com essa falta de padrão é ver que muita agência ou profissional tem chamado um planejamento de projeto em planejamento estratégico digital.

Pensemos no planejamento estratégico digital como algo mais amplo, ok? Planejar projeto é planejamento, claro, assim como planejar uma ação de Redes Sociais, planejar mídia, planejar uma ação de relacionamento, planejar uma ação de SEO. Tudo é planejar, porém, essas ações devem estar dentro de um planejamento único e mais abrangente, o planejamento estratégico digital.

Não querendo dar um nó na cabeça de vocês, mas é importante dizer que dentro dos processos de planejamento veremos pontos semelhantes. O básico de um planejamento é: Objetivo, Público-Alvo, Estratégia, Tática e ROI. Isso é básico, mas para clarear o que quero dizer, o conteúdo de cada um dessas áreas somada a outros pontos como Cenário, Mercado, Benchmark, Plano de ação, Cronograma é o que vai diferenciar um plano de projeto a um estratégico.

O tamanho de ambos, claro, é diferente, mas eu nem me atentaria a isso. Já vi planejamentos com 200 slides que não dizem nada e alguns de 20 slides que dizem tudo. Me atentaria a qualidade do conteúdo, a forma de “amarrar” a estratégia, forma de apresentar, forma como a criação e a mídia “conversam” com o planejamento e como tudo está alinhado com o objetivo do cliente.

Em resumo, o que quero dizer nesse artigo é que tomemos mais cuidado com o que chamamos de planejamento, pois um projeto que tem um objetivo único, uma estratégica única e um único resultado esperado (tais quais os exemplos que dei acima) é um projeto que faz parte do guarda-chuva do planejamento estratégico digital que na minha modesta opinião, deve ser algo no mínimo anual que dê embasamento para os projetos. 


FONTE: oficinadanet

Nenhum comentário:

Postar um comentário