terça-feira, julho 2

PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA PLANEJAM INTENSIFICAR COOPERAÇÃO EM CT& I


linga portuguesa
No fim de junho, representantes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) discutiram a elaboração do Plano Estratégico de Cooperação Multilateral no Domínio da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. A iniciativa pretende intensificar as cooperações entre os países para utilizá-las como instrumentos disseminadores de desenvolvimento, bem-estar e segurança alimentar e nutricional.
Para a construção do plano estratégico, cada país que compõe o CPLP indicará dois interlocutores para serem o elo entre as nações e os profissionais da entidade, responsáveis pela concepção do documento. Segundo a entidade, a primeira reunião entre as partes ocorrerá na primeira metade do ano que vem.
De acordo com o secretário de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secis/MCTI), Oswaldo Duarte, o plano será executado em dois períodos: de 2014 a 2017 e de 2017 a 2020.
Os debates ocorreram durante a realização da 2ª Reunião Extraordinária dos Ministros da Ciência e Tecnologia da CPLP, realizada em junho, em Maputo, Moçambique .
Histórico
As tratativas para a criação do documento surgiram resultantes das reuniões da 5ª Reunião do Ensino Superior, Ciência e Tecnologia, realizada em Luanda (Angola), há um ano. Naquela oportunidade, os representantes das nações reiteraram a necessidade de fortalecer a colaboração científica entre os países.


Fonte: Agência Gestão CT&I com informações do MCTI

Nenhum comentário:

Postar um comentário