quinta-feira, julho 4

MARKETING DE CONTEÚDO: ENTENDA AS PRINCIPAIS MÉTRICAS


Métricas
Ter um blog atualizado, redes sociais configuradas e conteúdo sendo gerado com uma certa frequência é arroz com feijão de qualquer estratégia de marketing de conteúdo, ou seja, é parte essencial mais ainda falta um tanto para se tornar um prato feito de verdade (como aqueles que encontramos nas “padocas” de São Paulo).
Com o básico no lugar, qual é o próximo ingrediente de altíssima importância para uma estratégia de marketing vencedora? Mensuração. De nada adianta fazer o melhor PF da cidade se você não sabe se ele está vendendo mal (ou bem) ou se as pessoas estão gostando. Sem essas informações você não conseguirá melhorar o seu serviço.
É claro que, quando tratamos de marketing de conteúdo, a questão de mensuração se torna um pouco mais complicada se comparada com um almoço, principalmente por que, como já foi dito aqui no blog, existem vários objetivos estratégicos possíveis, de acordo com as necessidades e o mercado de sua empresa. Como consequência, para cada empresa as métricas principais são distintas, mas quando tratamos de marketing de conteúdo sempre existem algumas que acabam sendo comuns na maioria delas (com graus de importância variados).
Jay Baer, do Content Marketing Institute, divide essas métricas em quatro grandes grupos, que servem como uma boa referência para entendermos o objetivo de cada uma delas, quais devem ser medidas e quais são as mais relevantes para nosso negócio.

Audiência


As métricas de audiência incluem pageviews em seu blog, visualizações de um vídeo no Youtube, etc. Essa é uma métrica básica para saber se seu conteúdo está sendo visto por uma grande quantidade de pessoas e costuma ser muito importante na maioria dos casos. Mas audiência é sempre um indicador de sucesso? Depende.
Se você possui o objetivo de aumentar seu reconhecimento de marca, a audiência é um dos maiores indicadores de que seu conteúdo (e seu nome) estão alcançando um grande público. Por outro lado, se você quer atingir um público bem específico, com alto engajamento, um alto número de visualizações pode não significar muita coisa.

Engajamento


As métricas de engajamento mostram o quanto sua audiência está interagindo com seu conteúdo e são uma ótima maneira de se saber o quanto o que você está criando está bem direcionado ao público-alvo a ponto de incentivá-los a tomar alguma ação e ser um consumidor recorrente de seu conteúdo. Alguns exemplo de métricas de engajamento são:comentários no blog, compartilhamentos em redes sociais, visitas por usuário, assinatura de newsletters, etc.
Métricas de engajamento são muito importantes como uma maneira de se entender a qualidade de seu conteúdo. Apesar de qualquer profissional de marketing de conteúdo querer um alto engajamento de seus leitores, essa métrica é particularmente útil se você possuir o objetivo de gerar uma comunidade ao redor de seu conteúdo e se tornar autoridade em seu mercado. Esses objetivos são comuns em empresas B2B ou de varejo que atuam em nichos de mercado.

Geração de Leads


A geração de leads é, teoricamente, uma das métricas mais diretas que existem no marketing de conteúdo, afinal, é basicamente a quantidade de pessoas que fornecem seus dados pessoais e podem se tornar futuros clientes. Mas não pense que medir a eficiência do seu conteúdo em gerar leads é algo simples.
Por exemplo: quantos textos uma pessoa leu em seu blog antes de preencher seu formulário? Quanto custa cada lead trazido a partir da produção de um e-book? O custo por lead ounúmero de interações antes da conversão são métricas muito mais difíceis de se mensurar, mas muito mais aprofundadas e valiosas.
Vendas
Enquanto todos os outros níveis de mensuração de resultados do marketing de conteúdo podem ser considerados como o caminho, o objetivo final é sempre fazer com que o negócio cresça, o que, na maioria das vezes, significa mais vendas e mais dinheiro entrando (salvo casos específicos como campanhas educativas governamentais, por exemplo).
O ROI (retorno sobre investimento, em inglês) é o que deve nortear todas as suas decisões como profissional de marketing de conteúdo, ou seja, sua pergunta antes de fazer qualquer coisa deve ser: isso está me ajudando meu negócio a crescer? Novamente, a resposta pode não ser tão fácil de se encontrar, uma vez que, em geral, investir em conteúdo não é algo que possui um retorno imediato em vendas.
O importante é conseguir medir e registrar o máximo possível as interações que o público possui com seu conteúdo, para conseguir, eventualmente, cruzar esses dados com os dados de venda. No caso da venda de produtos on-line, ou que necessitem de um registro, é relativamente fácil, pois você eventualmente terá os dados de seu cliente e, a partir daí, é só cruzar com os seus leads gerados através da sua estratégia de conteúdo. Plataformas de marketing digital como a Hubspot ou a brasileira RD Station podem ajudar muito nesse processo.

FONTE: rockcontent

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