e pessoas podem aprender a inovar e lucrar mais
Curso é
promovido pela Clear Educação e será realizado dias 26 e 27 de julho, em
Florianópolis
Quando: 26 e 27 de julho de 2013
Onde: Hotel Majestic Palace
Quem: Apresentado por Maria Augusta Orofino
Público-alvo: Empresários, empreendedores e intra-empreendedores que pretendem ampliar a vantagem competitiva em seus negócios através da inovação
Quem segue sempre os mesmos caminhos,
chega sempre aos mesmos lugares. A frase, óbvia, serve de alerta para
indivíduos e empresas que, mesmo em tempos de mudanças aceleradas, optam de
forma indiscriminada pela estabilidade, pela aversão ao risco e, principalmente,
pela aposta naquilo que já parece sob controle. “Mudar o modelo mental, a forma
de encarar e construir o novo, é cada vez mais importante para quem busca
crescer na carreira ou contribuir para a construção de um negócio mais
lucrativo, capaz de atender demandas de clientes e potenciais clientes”, diz a
consultora Maria Augusta Orofino, a
Guta.
A partir de conceitos como o design thinking, o desenvolvimento do
cliente e o BMGEN Canvas, o
workshop é uma espécie de guia para aqueles que pretendem diversificar seus
caminhos e ter ferramentas para criar novas rotas. “A criação de novos produtos
ou processos é cada vez mais importante para as empresas. Mas novidades não
surgem ao acaso. Elas são reflexo de políticas internas e, principalmente, da
adoção de novas maneiras de compreender o mercado”, diz Guta.
O design thinking, por exemplo, mostra
como é importante manter o cliente no ponto central do desenvolvimento de
produtos, processos ou serviços. “Antes de tudo, é preciso ter em mente que uma
novidade só tem valor se tiver valor para as pessoas, se resolver um problema
das pessoas”. O caso do iPhone e dos produtos Apple é normalmente lembrado a
partir desse raciocínio, mas inovação não é apenas tecnologia. Ao descartar a
caridade e, em vez disso, emprestar quantias mínimas de dinheiro para mulheres
de Bangladesch sem acesso ao sistema bancário tradicional, por exemplo,
Muhammad Yunus, hoje chamado “banqueiro dos pobres”, criou a ferramenta do
microcrédito, já disseminada em todo o mundo. “As inovações de sucesso são
aquelas que melhoram a vida das pessoas, que solucionam seus problemas”, diz
Maria Augusta.
Essa será a quinta edição do workshop.
“Ficamos muito felizes em perceber a grande aceitação do projeto, que já teve a
participação de dezenas de empresas, algumas delas em mais de uma edição”, diz
a diretora da Clear, Fernanda Bornhausen Sá. Durante os dois dias de curso, os
alunos são estimulados a criar negócios inovadores baseados em soluções viáveis
financeiramente, úteis para o consumidor e que tenham essa utilidade percebida.
“A intenção e que, ao final do workshop, os alunos estejam prontos para
implantar suas novas idéias no próprio negócio ou na organização onde atuam,
principalmente no desenvolvimento de novos serviços e produtos, contribuindo
para aumentar as receitas e a satisfação dos clientes”, diz Maria Augusta.
SOBRE A CLEAR EDUCAÇÃO E INOVAÇÃO
A Clear é uma empresa de consultoria, capacitação e treinamento, que tem
como principal objetivo ser um centro de geração de conhecimentos e de formação
de líderes inovadores e empreendedores de negócios nas mais diversas áreas. Sediada
em Florianópolis, Santa Catarina, oferece atualmente cursos de curta duração,
um MBA com ênfase em negócios digitais , treinamentos consultivos, cursos In
Company e consultorias para implementação de projetos de inovação em
organizações privadas de todos os portes.
FONTE: Maria Augusta Orofino
Nenhum comentário:
Postar um comentário