quinta-feira, julho 4

DIA A DIA CORPORATIVO: GERUNDISMO E E-MAIL COMERCIAL


Brincadeiras para acabar de vez com o gerundismo

As expressões e gírias usadas pelos mais jovens podem até ser compreendidas, mas certamente não combinam com o ambiente corporativo e, menos ainda, com o atendimento ao cliente. Como a maioria dos operadores de telemarketing tem entre 18 e 25 anos, as empresas de call center apostam em um treinamento lúdico para melhorar o português dos funcionários e, de quebra, afastar um mal que aflige muitos dos atendentes: ogerundismo (como no caso de "vou estar enviando" ou "vamos estar resolvendo"). "Infelizmente, isso virou um hábito do brasileiro", diz o Gerente Comercial da Telefutura, João de Faria Daniel. Graças a cursos de reciclagem, em seis meses a empresa de call center reduziu pela metade o número de atendentes que usam gerundismo. Os funcionários são monitorados e, após identificadas as dificuldades, são montadas algumas turmas para treinamento. A parte lúdica está na interação dos participantes: eles cantam, recitam poesias ou representam peças.
Teatro e música também integram as aulas de língua portuguesa na Atento, no programa de reciclagem profissional. Em vigor desde janeiro de 2005, a campanha já registrou uma melhora de 80% no problema. A ação tem o ápice no "Dia D": inspirados nos personagens do filme Os Caça-Fantasmas, entram em cena os "caçadores do gerundismo". Vestidos a caráter, surgem na sala de operação em busca de atendentes que usam o gerúndioincorretamente. "Eles registram no ato a dificuldade ou o erro cometido. Os operadores aprendem se divertindo bastante", diz a Vice-Presidente de Recursos Humanos da empresa, Cleide Barani.
CONCURSO LITERÁRIO
Por acreditar na força da escrita e da leitura, Miguel Cui, presidente da empresa de call center Dedic, promove o prêmio literário "Dedic Escreve", em sua terceira edição. A primeira etapa do programa traz aulas e palestras com poetas e escritores, como Alice Ruiz, Marçal Aquino e Marcelino Freire, que falam sobre vícios de linguagem e gerundismo, entre outros assuntos. Duas mil pessoas participaram da primeira etapa, quase 15% do quadro de pessoal.
Os funcionários poderão inscrever contos ou poesias no prêmio, até setembro. No primeiro mês de inscrição, 230 textos foram entregues. Os 50 melhores serão publicados num livro.
E O E-MAIL?
Escrever e-mail também exige cuidados especiais. Com a informalidade e a praticidade do e-mail, é comum as pessoas escreverem de qualquer maneira, mesmo quando se trata de umamensagem de trabalho. Mas a correspondência eletrônica pode até ser usada como um documento se tiver uma certificação digital (garantia da autenticidade de origem).
A primeira regra de bom português no e-mail é não usar abreviações e, assim, evitar problemas de compreensão da mensagem. "O e-mail comercial segue as normas gramaticais brasileiras", ressalta a professora de português e redação empresarial daContmatic Phoenix, Rosângela Gricoletto. "Claro que não é preciso escrever uma tese. Aobjetividade é importante, mas não seja direto demais. Evite e-mails muito curtos, porque parece grosseria", orienta a coordenadora dos cursos de comunicação empresarial doSenac São Paulo, Marie Suzuki Fujisawa.
Outra dica é não usar emoticons, as carinhas de programas de comunicação instantânea, como MSN Messenger ou ICQ. "Carta comercial ou e-mail são mais formais. Não se deve exprimir emoções", diz Rosângela. Evite escrever com todas as letras em maiúscula. "Quem recebe vai pensar que você está bravo ou gritando", observa Marie. E quando terminar o e-mail, sempre coloque um fecho. "É educado e elegante", diz Rosângela. Use expressões como "atenciosamente", "cordialmente" ou "aguardamos um breveretorno" e ponha seu nome e cargo na empresa.



FONTE: Scritta

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