terça-feira, julho 2

COMO DEFINIR PRIORIDADES NO DIA A DIA


Na prática, empreender é “simplesmente” fazer as coisas certas, da maneira certa, na hora certa. Assim como em qualquer outra coisa da vida.
Gerar ideias de coisas bacanas a serem feitas é bem fácil. A parte difícil é definir como, quem e quando serão feitas essas tarefas. Isso não é nada fácil.
É sempre uma questão de expectativas
Acima de tudo, uma empresa é uma instituição de pessoas (sua equipe), que depende de pessoas (fornecedores e parceiros) para gerar a felicidade de pessoas (clientes e acionistas). Seja em forma de dinheiro ou não, o objetivo de uma empresa é deixar pessoas felizes.
Felicidade é algo complexo de definir e medir, mas nós consideramos felicidade como o alcance ou superação de expectativas. Sempre é necessário um referencial.
Por isso, ter expectativas alinhadas com as pessoas é o primeiro passo para um dia-a-dia que deixe todo mundo feliz.
Prazos devem ser cumpridos
Por definição, um prazo é uma expectativa. Ou seja, cumprir os prazos prometidos deve vir sempre no topo da lista das prioridades.
Para garantir a sanidade de todos, a habilidade de definir prazos viáveis é fundamental.
Saiba o que é realmente importante
A definição que usamos sobre importância é: aquilo do que você bate no peito com orgulho e fala “Fiz isso!”. Importante é algo que empurra a humanidade pra frente.
Você não vira pra ninguém e fala “Hoje eu respondi milhares de e-mails! Que orgulho!”. Porém, é difícil conter a felicidade ao falar “Hoje lancei um novo produto!” ou “Consegui um novo cliente!”.
As atividades que não geram essa sensação de felicidade são necessárias e servem de suporte para o que é importante, mas de nada adianta se no final do dia a barrinha de progresso do Windows não avançar.
Não se esqueça do que é importante
Por incrível que pareça, é muito fácil esquecer do que é importante. Isso acontece porque as coisas importantes exigem esforço para serem entendidas e normalmente têm um prazo distante, que é difícil incorporar no dia-a-dia.
Para incorporar o que é importante no cotidiano, a melhor coisa a fazer é definir pequenas unidades de progresso que mostram que você está no caminho certo. Essa técnica mágica se chama: planejamento.
Lembre-se, apenas Chuck Norris consegue empurrar a humanidade pra frente sem planejamento. E sem as mãos.
Cuidado com as urgências
Uma coisa muito comum é ouvirmos “Não tenho tempo pra nada!”. Porém, tempo é o único recurso que TODOS têm em comum.
Se você fica o dia todo “apagando incêndios”, reavalie se essas coisas precisam ser feitas agora (definição correta de prazos) ou até se realmente precisam ser feitas (aprender a dizer não).
É possível aprender a organizar prioridades?
Sim e não.
Definir o que deve ser feito da maneira correta é um hábito e como qualquer hábito, não é possível ser incorporado do dia pra noite.
Por outro lado, para ganhar um hábito, você precisa de uma base sólida de fundamentos e direcionamento que facilite o aprendizado desse hábito. É aí que entra a importância de cursos, leituras especializadas (assim como este ebook) etc — mais informações sobre o assunto sempre podem melhorar o seu senso crítico sobre ele.

FONTE: saiadolugar

Nenhum comentário:

Postar um comentário