quarta-feira, junho 5

VOCÊ SABE IDENTIFICAR UM LÍDER DESENVOLVEDOR?



Líder Desenvolvedor:


Tem como essência a vontade de ensinar e acompanhar sua equipe, que dialoga e possui sensibilidade no relacionamento interpessoal, mais conhecido como líder “acadêmico”.

Este perfil é muito admirado por suas equipes, pois, possibilita diálogos abrangentes sobre soluções eficazes para resolução de desafios e melhores práticas para o desenvolvimento do grupo com foco nos resultados da empresa.

O gestor desenvolvedor cria um ambiente seguro, onde os colaboradores terão confiança para desenvolverem suas atividades e apoio constante em seu processo de aprimoramento e crescimento. “Eles terão suas habilidades e capacidades aprimoradas, focando nos resultados”, afirma o Master CoachSenior e presidente do Instituto Brasileiro de Coaching, José Roberto Marques.

Habilidades e competências


Este perfil de liderança possui habilidades para lidar com a diversidade de profissionais, mais especificamente, com o público jovem, justamente, por possuir em sua personalidade a paciência em ensinar e treinar pessoas.Para os resultados aparecem, segundo Eduardo Ferraz, consultor em Gestão de Pessoas há 21 anos e especialista em treinamentos com base na Neurociência comportamentalo gestor deverá agir como um mentor, ajudando o jovem profissional a trilhar corretamente seu caminho, seja na escolha de uma pós-graduação correta ou, até mesmo, no desenvolvimento de outro idioma.
“Apesar de o líder desenvolvedor possuir a habilidade de comunicação, motivação, relacionamento interpessoal, foco e planejamento, alinhando os interesses da organização com as expectativas dos colaboradores, ele pode ter  dificuldades em transmitir conhecimentos específicos referentes aos processos”, explica Marques.

Perfil do líder desenvolvedor


Este profissional transmite conhecimento e segurança, causando um efeito positivo dentro das equipes, porém, por possuir uma habilidade grandiosa de diálogo e percepção interpessoal, deve ter cuidado com a liberdade criada dentro da equipe, para evitar abusos de posicionamentos e dispersão nos processos por parte da equipe.  Para Eduardo Ferraz as características principais para este tipo de liderança são:
  • -Atuar como mentor;
  • -Ter talento para atuar com jovens;
  • -Além de acompanhar a carreira, ter habilidade em pontuar características pessoais;
  • -Cobrar metas claras com exigência;
  • -Reconhecer os méritos da equipe, transmitindo feedbacks contínuos sobre os processos e resultados;
  • -Cobrar da equipe resultados de forma clara e educada, porém, com exigência;


FONTE: Catho

Nenhum comentário:

Postar um comentário