terça-feira, junho 11

VALOR DE UMA PAUSA PRODUTIVA


Histórias sobre insights criativos muitas vezes envolvem a chamada “pausa produtiva”, ou o “período de incubação”, como os psicólogos dizem. Arquimedes, que tinha como tarefa medir o volume de uma coroa de ouro, teve o seu “flash” ao tomar banho. Provavelmente você também já encontrou uma solução ou grande ideia enquanto estava longe do problema, caminhando ou descansando no sofá.
O valor de uma pausa produtiva
Segundo o PhD Art Markman*, professor de Psicologia na University of Texas e diretor do Program in the Human Dimensions of Organizations, há diversos motivos pelos quais essa pausa pode ser útil. Aqui ele relata dois:
Reiniciar a mente: quando você se afasta de um problema e pensa em outro assunto, sua memória reinicia. As ideias que dominavam o seu pensamento recuam e as memórias inibidas ficam gradualmente acessíveis. Se os seus pensamentos se voltam para o problema após uma pausa, as memórias inibidas têm a chance de influenciar.
Mudando a descrição: ao resolver um problema, frequentemente pensamos em descrições bastante específicas, enquadrando-o em um assunto. Se você tenta construir um aspirador de pó, pensará em aspiradores, bolsas, sujeira e sucção. Mas ao se afastar do problema por um tempo, alguns desses detalhes podem desaparecer e a descrição, gradualmente, se tornar mais abstrata. Você pode mudar para, por exemplo, como a sujeira é separada do ar. Quando os detalhes mudam, mudam também as memórias acessadas e, com isso, é possível ter novos insights.
O designer Stefan Sagmeister também falou sobre o tema em sua apresentação no TED "O poder do tempo de folga":



Então, quando estiver preso em um problema, que tal tirar uma pausa produtiva?
* Art Markman estuda a ciência cognitiva da criatividade, motivação e tomada de decisões. Também é autor do livro Smart Thinking and Habits of Leadership.

FONTE: labssj

Nenhum comentário:

Postar um comentário