quarta-feira, junho 12

USP LANÇA CURSOS ONLINE GRATUITOS DE ESTATÍSTICA E FÍSICA


USP (Universidade de São Paulo) é a primeira da América Latina a oferecer um MOOC (cursos virtuais gratuitos e de nível superior). Primeiros cursos serão nas áreas de física básica e probabilidade e estatística 

USP lança cursos online gratuitos de estatística e física
Crédito: Shutterstock.com
As duas primeiras disciplinas previstas são física mecânica básica e probabilidade e estatística. Os cursos serão ministrados por professores da instituição e veiculados pela plataforma
A USP (Universidade de São Paulo) lança nesta semana, em parceria com o portal Veduca, o primeiro MOOC (cursos virtuais gratuitos e de nível superior) da América latina. As duas primeiras disciplinas previstas são física mecânica básica e probabilidade e estatística. Os cursos serão ministrados por professores da instituição e veiculados pela plataforma.

O lançamento coloca o Brasil no centro de um movimento internacional que tem movimentado a educação superior, no qual universidades tradicionais oferecem aulas gratuitas para milhões de pessoas ao redor do mundo.

Os brasileiros estão entre os mais assíduos em plataformas online como o Coursera – lançado pelas universidades de Stanford, Michigan, Pennsylvania e Princeton – e edX – iniciativa conjunta entre Harvard e MIT (Massachusetts Institute of Technology). Contudo, até agora nenhuma instituição de nível superior brasileira oferecia as aulas virtuais e gratuitas de forma massiva para qualquer interessado.
 Os cursos divulgados terão entrada contínua, ou seja, a qualquer momento  um interessado poderá se inscrever. Contudo, se ele ficar duas semanas sem participar, receberá um e-mail de lembrete. Ao cumprir todas as aulas e atividades, os estudantes deverão realizar uma prova presencial na USP para conseguir um certificado de conclusão que ateste que o estudante possui conhecimentos compatíveis com o que se espera dos cursos.
 Criada em 1934, a USP é considerada a melhor universidade do País por vários rankings internacionais, como o QS World University. Já o Veduca é um portal lançado em 2012 com a intenção de legendar videoaulas de universidades renomadas com a intenção de “democratizar a educação de alta qualidade no Brasil”.

FONTE: Universia




Nenhum comentário:

Postar um comentário