terça-feira, junho 11

SENAI MEDE CORPO DO BRASILEIRO PARA ESTABELECER MEDIDAS PADRÃO DE ROUPAS


Ao todo, 10 mil pessoas terão suas medidas digitalizadas por aparelho importado usado pelo Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil (CETIQT)

Body Scanner, do SENAI CETIQT, faz medição do corpo do brasileiro para padronização de medidas
Até o momento foram mapeadas as medidas de 6,5 mil brasileiros de todas as regiões do país. Nesta fase, as medidas dos voluntários foram levantadas de forma tradicional, por meio do uso de fita métrica, e com aplicação de um questionário com informações relacionadas às condições sócio-econômicas, práticas esportivas e hábitos de consumo.

 “No Brasil não há um padrão definido. Muitas vezes, a marca usa uma modelagem maior para que o consumidor se sinta psicologicamente magro. A falta de padronização prejudica os consumidores e a indústria brasileira também”, diz Flávio Sabrá, gerente de inovação, estudos e pesquisas do SENAI CETIQT.

 O levantamento dos dados é realizado pelo Body Scanner, mesmo aparelho utilizado pelas indústrias americanas e europeias. A previsão é que o estudo seja concluído até julho de 2014. Os dados vão gerar tabelas de medida padrão regionais e nacionais.

 “Ainda resta coletar as medidas de 3,5 mil pessoas para concluirmos o estudo, sermos creditados e acreditados nacional e internacionalmente”, afirma Sabrá. Na segunda fase do projeto, o SENAI CETIQT irá gerar medidas para a indústria calçadista e de equipamentos de proteção, como luvas e capacetes.

COMO FUNCIONA
 A máquina (Body Scanner) faz uma leitura do corpo humano e capta com precisão mais de 100 medidas detalhadas. Em seguida, a tela do computador exibe as formas tridimensionais. O aparelho é uma espécie de cabine.

Nesta cabine existe uma marcação indicando o local dos pés e das mãos, para mantê-los afastados e fixos. Uma vinheta avisa que o processo será iniciado e em seguida 16 pontos de luz e 32 sensores se alternam na captação das medidas do corpo, transmitindo os dados para o computador. O procedimento dura cerca de 60 segundos.

FONTE: CNI

Nenhum comentário:

Postar um comentário