terça-feira, junho 4

PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS: HARVARD SUGERE A PROFESSORES E ALUNOS OUTRAS POSSIBILIDADES





O conselho da Universidade de Harvard, uma das mais prestigiadas do mundo, pediu aos seus pesquisadores que passassem a publicar seus artigos científicos em revistas de conteúdo livre ou em publicações que possuem um valor mais baixo no mercado. O pedido decorre dos altos gastos feitos pela instituição de ensino com revistas desse gênero.

Os membros da universidade receberam uma carta que falava sobre a "situação insustentável" que a biblioteca está enfrentando devido à alta nos preços das assinaturas das revistas científicas, informou o site Público. 

“Apesar de a produção científica continuar aumentando e de a publicação ser cara, margens de lucro de 35% ou mais sugerem que os preços que temos de pagar não resultam de um aumento do número de novos artigos”, afirma o documento.

A carta propõe que professores e alunos considerem enviar os artigos a revistas de acesso livre ou que tenham custos de assinatura razoáveis. “Desloquem o prestígio para [as publicações de] acesso livre”, sugere o documento. 

FONTE: Portal Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário